Primeiros sintomas do HIV/AIDS

A AIDS, doença causada pela infecção do vírus HIV no organismo humano, é hoje um dos problemas de saúde pública mais preocupantes do país. Apesar da porcentagem mínima de pessoas com a doença no país, o caso é tratado com muita importância por ser uma doença silenciosa no início e altamente infecciosa.

Por esses fatores, muitas pessoas podem estar vivendo normalmente sem nem mesmo saber que estão infectadas com o vírus e podem estar transmitindo-o para outras pessoas por meio de relações desprotegidas.

hiv

É um pouco difícil saber se está infectado ou não pelo vírus HIV. Isso porque os primeiros sintomas do vírus no organismo só surgem algumas semanas ou em até três meses depois do contágio. Além disso, os sintomas são muito comuns e podem facilmente serem confundidos com  sintomas de uma gripe comum. São eles, dor no corpo, mal estar e febre.

Os sintomas passam em alguns dias e a doença entra no estágio assintomático, onde o vírus é incubado e pode ficar inativo durante anos na pessoa antes de se manifestar radicalmente. É importante mencionar que durante esse período, a pessoa pode transmitir o vírus para outras do mesmo jeito.

Se durante as festividades recentes você teve relações desprotegido, é muito simples saber se está ou não infectado com o vírus. Os testes de HIV são disponibilizados pelo sistema público de saúde gratuitamente, de forma anônima e com resultados rápidos e precisos. Vá um posto de saúde e realize um teste. Quanto mais cedo souber do contágio, mais fácil será o tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.