Primeiros sintomas de uma overdose

A overdose é caracterizada pelo uso em excesso de algum tipo de droga (seja ela lícita ou ilícita), estado geralmente manifestado por indivíduos que manipulam essas substâncias por longos períodos e também por quem utiliza em elevada quantidade, misturando-as para produzir uma maior sensação de prazer.

O organismo é atacado fortemente por esses compostos, deixando suas funções descontroladas, provocando sintomas extremamente desconfortáveis, como:

Primeiros sintomas de uma overdose
Overdose por bebida alcoólica.
(Foto: Reprodução)

» Sudorese excessiva
» Sonolência
» Alucinações
» Vômitos
» Náuseas
» Confusão mental
» Contração ou dilatação das pupilas
» Dores fortes no peito e/ou na região do abdômen
» Dificuldade para respirar, falar e se movimentar
» Paradas respiratórias e cardíacas

O quadro de uma pessoa que apresenta esses sinais é considerado gravíssimo e por essa razão, o auxílio médico deve ser procurado rapidamente para que danos fatais não sejam promovidos a saúde.

Enquanto a ajuda não chega, os primeiros socorros podem ser articulados (por alguém que domine as práticas de maneira correta), promovendo a reanimação do indivíduo, executando procedimentos como a respiração artificial e/ou a massagem cardíaca.

Alerta: Não deixe que pacientes acometidos por esse transtorno peguem no sono e nem que induzam condições de vômitos.

É importante que informações sejam dadas ao profissional da área da saúde sobre qual o tipo de droga ocasionou a overdose e a quantidade relativa consumida, para que eles providenciem o tratamento correto de desintoxicação com mais agilidade.

Mesmo que a vítima apresente uma melhora súbita, ainda assim deverá ser encaminhada para uma unidade hospitalar, uma piora do quadro poderá se apresentar em pouco tempo, fazendo do seu estado de saúde ainda mais grave.

Atenção

As descrições desse artigo são apenas informativas. Para maiores orientações busque ajuda médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.