Primeiro nome dado ao petróleo

Estima-se que o uso do petróleo se deu na antiguidade durante os 4000 anos antes de Cristo. O seu nome provem do latim e indica pretra e oleum, quando traduzido para o português significa pedra de óleo. Essa substância pode ser encontrada em cavidades do subsolo, onde completa quase todos os espaços entre os grãos de areia das formações rochosas do ambiente.

Pesquisadores afirmam que os Sacerdotes utilizavam o petróleo para embalsamar corpos, construir pequenas e grandes embarcações, para impermeabilizar palácios e construções, para acender fogueiras, incendiar lanças durante períodos de guerra, entre outros.

Principais nomes do petróleo

Surgimento do petróleo e seus primeiros nomes.
História do petróleo.
(Foto: Reprodução)

» 1° nome: Betume;

» 2° nome: Nafta da Pérsia;

» 3° nome: Óleo de são Quirino; entre outros.

Relatos históricos afirmam que os povos antigos do Egito, da Mesopotâmia, da Pérsia e da Judeia já dominavam o uso do petróleo a muito tempo atrás, onde a matéria prima era mais comum de ser encontrada no Oriente Médio. Alguns cientistas evolucionistas afirmavam que aproximadamente 100 milhões de anos posteriores seriam necessários para que essa substância se formasse na natureza. Porém, os criacionistas debatiam essa ideologia, pois acreditavam que essa formação aconteceria muito mais cedo do que eles imaginavam.

A Argonne National Laboratories, depois de várias pesquisas conseguiu comprovar que o carvão podia ser formado em 36 segundos caso as condições do ambiente fossem favoráveis ao procedimento. Diziam ainda que o carvão iria ser criado de um pedaço de madeira e barro alcalino desde que fossem enterrados em uma profundidade que não houvesse oxigênio à 150 °C.

O petróleo só conseguiu se consolidar como combustível moderno e matéria prima através da construção e do ganho de força das indústrias de de bens de consumo e das fábricas automobilísticas e automotivas.

Curiosidade

O primeiro poço de petróleo só foi perfurado no ano de 1859, na região da Pensilvânia. O coronel Edwin L. Drake utilizou um equipamento bastante parecido com um bate estaca para conseguir realizar o procedimento. Pesquisas afirmam que nessa época, Drake conseguia retirar cerca de 19 barris de petróleo por dia daquele local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.