Pressão alta: um problema preocupante para a saúde dos brasileiros

Um dos alertas que estão sendo destacados em âmbito nacional são os problemas de saúde relacionados a pressão alta (hipertensão), boa parte da população brasileira já possui ou irão apresentar essa disfunção. As pessoas acima de 65 anos são as mais propensas a este quadro, prova disso é que cerca de 20% da sua totalidade já está sendo acometida.

Mesmo sua manifestação sendo constatada em grande porcentagem nos idosos, as crianças, jovens e adultos também podem apresentar esse tipo de disfunção. Lembrando que os seus danos são sempre intensos em todas as faixas etárias, porque quando se exibem, a doença já está instalada no organismo há um certo período.

O tempo de incubação, onde a enfermidade é assintomática é algo preocupante, pois durante esse prazo a pressão alta consegue comprometer a funcionalidade de diversos órgãos, deixando o sistema imunológico ainda mais frágil e predisposto a demonstrar sérias complicações, como obesidade, diabetes, AVC, etc.

Causas

Essa doença é classificada como uma síndrome metabólica de grau crônico que acontece devido a elevação dos níveis tensionais do sangue. Os motivos que promovem esta ação podem ser internos, externos, hereditários e genéticos.

Tipos

É considerado um caso de hipertensão as taxas de pressão arterial diastólica igual ou superior a 90, podendo ela se apresentar em diferentes intensidades:

» Estágio I: níveis maiores que 140 por 90 e menor que 160 por 100;
» Estágio II: níveis maiores que 160 por 100 e menor que 180 por 110;
» Estágio III: níveis maiores que de 180 por 110.

Pressão alta: um problema preocupante para a saúde dos brasileiros
Pessoa medindo à pressão.
(Foto: Reprodução)

Sintomas

Os desconfortos exibidos pela hipertensão são as tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza,visão embaçada, sangramento nasal, dores de cabeça e no peito.

Fatores de risco

Os indícios que contribuem para os desníveis tensionais sanguíneos são:

» Obesidade;
» Estresse;
» Diabetes;
» Sedentarismo;
» Cigarro (fumar);
» Níveis altos de colesterol;
» Consumo excessivo de sódio;
» Alterações constantes no sono;
» Ingestão de bebidas alcoólicas;
» Distúrbios da tireoide e nas glândulas endocrinológicas.

Ajuda médica

Através da medição da pressão é possível saber se a pessoa possui ou não hipertensão. Portanto, se algum alerta for demonstrado, fique atento e comece a fazer um acompanhamento mais detalhado o quanto antes.

Tratamento e prevenção

Os métodos de tratamento serão determinados de acordo com as observações médicas e os exames dinamizados em um diagnóstico específico. A manipulação de medicamentos é um fator bastante presente neste processo, mas é importante destacar outras particularidades importantes que o paciente terá que promover durante toda a sua vida tanto para tratar quanto para prevenir maiores complicações:

» Peso adequado;
» Alimentação balanceada e saudável;
» Parar de fumar e consumir bebidas alcoólicas;
» Praticar exercícios físicos regularmente;
» Evitar frituras, sódio, produtos industrializados, açucarados e gordurosos;
» Controlar as demais comorbidades que tiverem sido constatadas no diagnóstico.

Tem cura?

A pressão alta não tem cura, mas é extremamente relevante que o tratamento seja realizado corretamente para que os seus sintomas e efeitos sejam controlados.

Complicações

Se o tratamento da doença não for realizado ou o disgnóstico for constatado tardiamente, algumas complicações poderão surgir, como o infarto agudo (AVC), doença renal crônica e arritmia cardíaca.

Aviso!

Todas as informações descritas nesta matéria são de inteiro uso para pesquisas. Caso necessite de mais dados, procure apoio hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.