Pressão alta em cães sintomas e tratamentos

A pressão alta é uma doença que se caracteriza pelo aumento da pressão arterial na corrente sanguínea sistêmica. Esse processo não se dá apenas em seres humanos, mas também em animais, tal como nos cães. Essa enfermidade ainda é estudada no ramo veterinário, mas normalmente ela não se trata de uma doença primária.

Em cães de pequeno porte – e na maioria desses animais – a pressão alta se dá devido a uma doença renal. É necessário que o dono do bicho fique atento as suas modificações para que consiga notar os sinais dados pelo organismo avisando sobre a doença.

Sintomas

* Muita ingestão de água;

(Foto: Reprodução)
Cachorro em exame médico. (Foto: Reprodução)

* Perda de peso;

* Aumento da diurese;

* Cegueira aguda;

* Convulsões;

* Vômitos;

* Alterações cardíacas e oculares;

* Fraqueza;

* Anormalidade em seu comportamento;

* Desorientação psicológica;

* Distúrbios de equilíbrio.

Tratamento

É importantíssimo que o diagnóstico seja realizado logo no início dessa enfermidade para que o tratamento seja eficaz e para que não ocasione lesões no cão. Os lugares mais afetados nesses casos são os rins, o coração, os olhos e o cérebro.

O tratamento utilizado para o controle da pressão arterial dos cães é realizado com medicações. O aparelho de medição utilizado nesses animais é o esfigmanômetro. Nem todo valor elevado de pressão simboliza essa enfermidade, e com esse medidor é possível realizar um melhor diagnóstico.

Uma das melhores maneiras de prevenir essa doença é medir sempre a pressão dos cães que estejam idosos e/ou obesos, ou caso surja qualquer um dos sintomas citados acima no animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.