Preparativos para casamento

Pediu em casamento? E agora? Geralmente essa dúvida aparece na cabeça das pessoas que desejam se casar para viverem uma vida a dois com os privilégios do casamento, tanto religiosos como judiciais.

Certamente, o casamento é uma das escolhas mais importantes da vida do indivíduo, porque além de estar escolhendo a pessoa com quem passará os próximos anos, ainda estará reproduzindo um rito cultural milenar o qual foi nos herdado.

casamento

Pois bem, como nem tudo são flores, o casamento deve ser uma grande festa segundo a tradição e atualmente os padrões e as burocracias acabam por dificultando todo o processo. Confira em detalhes, tudo o que deve ser feito para que nada seja deixado para traz.

Noivado

A festa de noivado não é necessariamente obrigatória. Geralmente, o pedido de casamento é feito a dois e os parentes e amigos apenas ficam sabendo que um novo casal entrará para a lista.

Se quiser confraternizar sua escolha, tente fazer algo mais simples e menos formal. Um churrasco com a família e os amigos ou uma tarde em um lugar agradável com buffet já está de bom tamanho.

Casamento

Bom, quando se trata do casamento em si, é necessário que os noivos conversem sobre suas preferências e exigências para com todos os detalhes. Afinal, uma casal feliz é um casamento feliz. Confira abaixo, algumas coisas importantes que não podem deixar de serem discutidas e decididas pelos noivos:

  • Data – Deverão decidir em que dia e que mês o casamento acontecerá de acordo com as preferências de cada um. É importante ressaltar que dias como feriados prolongados ou finais de semana são mais adequados, pois os convidados terão disponibilidade de ir.

 

  • Convidados – Todos os convidados, pessoa por pessoa deverão ser colocados na ponta do lápis. Lembre-se que tem dois lados de convidados, o do noivo e o da noiva, ou seja, não exagerem se não quiserem gastar muito com a festa.

 

  • Orçamento – Tenham em mente a quantidade de dinheiro que pretendem gastar na cerimônia e festa. Não é bom começar a vida a dois com grandes dívidas, mas isso tudo dependerá das preferências dos noivos. Os noivos podem utilizar a economia das poupanças, pedir um empréstimo no banco ou contar com a ajuda dos pais como o de costume.

 

  • Local do casamento (cerimônia) – Deve-se decidir onde será realizada a cerimônia e se ela será de acordo com os preceitos religiosos de cada um. As cerimônias podem ser realizadas em templos religiosos, praias, fazendas, montanhas, paisagens da preferência dos noivos ou em lugares mais públicos se preferirem. O importante é que os dois concordem.

 

  • Hora – Definir o horário do casamento também é importante e está ligado ao lugar onde será realizado a cerimônia. Lugares abertos e paisagens são mais interessantes de dia, enquanto os templos religiosos podem ser tanto de dia como de noite.

 

  • Testemunhas e padrinhos – Decidir quais serão as testemunhas do casamento e quem serão os padrinhos.

 

  • Líder religioso e juiz de paz – Caso seja religioso, deve-se decidir quem será o líder que realizará a cerimônia. O juiz de paz também terá de ser contato para oficializar judicialmente o casamento.

 

  • Decoração da cerimônia – Discutir os aspectos da decoração, as cores, as flores, os elementos tradicionais ou não, se terá banda, etc.

 

  • Convites – Os convites terão que combinar com os noivos e com o estilo da cerimônia. Eles deverão ser feitos de acordo com o número de convidados que presenciarão a cerimônia e participarão da festa.

 

  • Roupas – A noiva escolherá o vestido que combine com a cerimônia e o noivo escolherá o modelo de terno. Outros trajes podem ser adequados de acordo com o estilo do casamento.

Festa ou Recepção

Após decidir os detalhes da cerimônia, está na hora de decidir os detalhes da festa ou recepção que será feita para comemorar a união tão importante dos noivos. Confira abaixo:

  • Local da Confraternização – Alguns templos religiosos já possuem anexo para esse tipo de evento, porém os noivos podem decidir alugar um salão ou uma casa de festas a sua preferência. Casamentos em fazendas ou praias podem ter a recepção no mesmo lugar da cerimônia no espaço da fazenda ou em forma de luau no caso da praia.

 

  • Estilo da Confraternização – Deverão decidir se optarão por algo mais badalado ou tradicional. Se será almoço ou jantar, tradicional ou alternativo.

 

  • Alimentação – Os buffet são essenciais para a maioria dos tipos de casamento. Os noivos deverão contratar uma empresa de buffet e escolherem quais alimentos poderão ser servidos no almoço ou jantar. Os aperitivos, salgadinhos e bebidas também entram nesse quesito. Todos eles terão que combinar com o estilo da festa.

 

  • Decoração – No caso de almoços e jantares, as cores, as toalhas de mesa, os arranjos das mesas, os trajes dos garçons, entre outros detalhes.

 

  • Entretenimento – No caso se terá algum tipo de boate no final da festa, ou se haverá uma determinada banda tocando as musicas escolhidas pelos noivos, algum tipo de show artístico, etc.

 

  • Bolo e lembrancinhas – Escolher qual será o modelo do bolo do casamento e o que será distribuído como lembrança da festa.

Lua de Mel

O último passo é a lua de mel. Os noivos provavelmente vão querer passar noite de núpcias em um lugar especial de sua preferência, mas não podem esquecer de:

  • Local – Escolher em que cidade ou região será a estadia. É importante que seja um lugar em que os dois se sintam felizes.

 

  • Hospedagens – Escolher e reservar com a maior antecedência possível o local onde os noivos se hospedarão.

 

  • Passagens – No caso de passagens aéreas, quando antes a compra, melhor. Deixe tudo planejado e feito para não perderem a viagem de última hora.

 

  • Transporte – Terão de planejar algo para que alguém os leve até o aeroporto, ou se haverá um carro alugado com motorista para esse serviço.

 

  • Orçamento – A Lua de Mel estará dentro do orçamento da cerimônia e da festa? Se não, como será paga? Empréstimo? Poupança? Parcelada (em caso de pacotes)?

 

  • Volta – Decidir e planejar quem buscará os noivos no aeroporto ou se haverá alguma empresa de transporte responsável por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.