Prejuízos da guerra do Iraque

A guerra do Iraque, comumente conhecido coma a primeira guerra do golfo, foi um conflito militar iniciado em agosto de 1990 na região do golfo pérsico com a invasão do Kuwait por tropas do Iraque. Saddam Hussein, então presidente do Iraque, acusou o Kuwait de causar a queda no preço do petróleo e retomou as antigas questões de limites territoriais. O Kuwait não cedeu e as tropas iraquianas invadiram o país vizinho, com a exigência de Sanddam Hussein para controlar os vastos e valiosos campos de petróleo.  A invasão das tropas iraquianas no Kuwait teve grande repercussão e causou revolta por parte da ONU (Organização das Nações Unidas). Em vista disso a ONU decidiu mandar tropas formadas por países como Inglaterra, França, Egito, Síria e Arábia Saudita. Todas lideras pelas tropas dos Estados Unidos.

Guerra
Tropas aliadas em descanso. ( foto:reprodução)

Causas

Um dos principais motivos da guerra foi o comercio de petróleo. A questão territorial foi usado, por Saddam Hussein, como pretexto para invadir o Kuwait. Segundo Saddam Hussein, o Kuwait estava prejudicando o comércio iraquiano, pois o mesmo oferecia o petróleo muito abaixo do preço de mercado. o Iraque pediu uma indenização milionária ao Kuwait por está prejudicando o comércio. O Kuwait se recusou a pagar e o Iraque invadiu o país vizinho em 1990.

Fim da Guerra

A guerra chegou ao  fim em 1991. O conflito armado durou um ano é um mês. Ao final, as tropas Iraquianas se retiraram do Kuwait. Mas as tropas americanas que estavam na Arabia Saudita não se retirou totalmente de território, causando a grande polêmica do petróleo. Fato que foi agravado pelos atentados em 11 de setembro de 2001, no qual o Estados Unidos sobre a desculpa de combater o terrorismo invadiu o oriente médio.

Guerra
Durante a guerra do Iraque, os maiores prejudicados do conflito foram os civis. (foto:reprodução)

Prejuízos

A guerra não resultou em simples gastos, mas sim gatos astronômicos, principalmente por parte do governo norte americano. Desde de o início da guerra até 2008, o valor calculado já passava dos 3 trilhões de dólares, dinheiro suficiente para acabar com a fome no mundo. Com a correção dos cálculos e o revisamento das dívidas revelam que esse dado parece não ser verdadeiro, pois em 2003 estimava-se o gasto de 10 trilhões de dólares, colocados como um dos motivos da crise global. Mas os que mais saíram prejudicados foram os civis, muitos perderam suas vidas por causa do conflito armado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.