Preço da cirurgia de redução de estômago

Quando um indivíduo possui muitos problemas de saúde e seu corpo vem acumulando uma gordura mais que excessiva, em relação as suas condições físicas, geralmente os médicos indicam que ele realize uma cirurgia bariátrica, ou gastroplastia ou uma redução de estômago – como denominada popularmente.

A recomendação da redução é descrita de maneira geral para todos pacientes que são analisados com um IMC (Índice de Massa Corporal) elevado, ou seja, acima de 35 – especialmente quando transtornos acometem sua estrutura corporal e por consequência o seus sistema imunológico.

Observando uma explicação mais clara sobre o assunto, é possível destacar que as pessoas que recebem esse ministramento, detém uma condição de saúde grave e mesmo com a implantação de dietas e exercícios físicos, a perda de peso que necessita não conseguirá ser alcançada, promovendo (ou agravando) quadros de obesidade, disfunções respiratórias, colesterol alto, hipertensão, diabetes, entre outras complicações.

Tipos de gastroplastia

Preço da cirurgia de redução de estômago
Homem acima do peso.
(Foto: Reprodução)
  • Banda Gástrica Ajustável;
  • Gastrectomia Vertical;
  • Bypass Gástrico;
  • Derivação Bileopancreática;

Todas as cirurgias descritas acima, são manipuladas de forma singular na região estomacal. A escolha de qual será feita em um determinado paciente, vai depender do seu peso, do diagnóstico médico, idade, as enfermidades que se apresentam em seu organismo, sua genética, entre outras importantes particularidades.

Preço

No SUS (Sistema Único de Saúde), todos os tipos de execução da redução de estômago é efetuada gratuitamente. Nas redes de atendimento particulares, o valor desse processo costuma chegar a R$ 10 mil, podendo esse custo ser dividido em parcelas – para os indivíduos que possuem plano de saúde e o mesmo autorizar.

Cirurgia e cuidados

Pré e pós operatório

Os métodos ministrados pela junta médica responsável pela realização da redução, vão se representar de acordo com o modelo de redução escolhido. Sempre será necessário fazer uma extensa bateria de exames, quase sempre envolvendo testes sanguíneos, ultra-sonografia e/ou tomografia do abdômen, endoscopia digestiva com pesquisa de H. Pylori, radiografia de tórax, avaliação da função respiratória e cardiológica.

Anestesia

Em todos os tipos de cirurgia bariátrica, a anestesia ministrada pelos médico é a geral.

Tempo para realização dos procedimentos:

  • Banda Gástrica Ajustável: cerca de 30 minutos;
  • Gastrectomia Vertical: cerca de 1 hora;
  • Bypass Gástrico: cerca de 1 hora e 30 minutos;
  • Derivação Bileopancreática: cerca de 2 horas e 30 minutos;

O paciente pode engordar novamente?

Depois que a gastroplastia é feita, o indivíduo costuma perder entre 7 e 8 quilos, taxa que se eleva com a sua recuperação. Muitas pessoas relatam que vieram a engordar depois que passaram por esse procedimento, mas os profissionais da saúde alertam que esse transtorno só vem a acontecer nos casos em que as recomendações não são seguidas como se deve.

Importante!

A prática de exercícios físicos regulares e alimentação balanceada, com a presença de refeições saudáveis e bem distribuídas, são dois dos pontos essenciais que devem ser manipulados pelos pós-operados por toda a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.