Potencial de ionização ou energia de ionização

tabela

O potencial de ionização ou energia de ionização corresponde a energia necessária para se retirar o elétron mais próximo do núcleo de um átomo de algum elemento.  Quanto mais cargas positiva o núcleo tiver mais fortemente ele atrairá os elétrons e mais energia será necessária para a retira desse átomo da camada de valência ( a cama de elétrons mais próxima do núcleo ), ou seja, quanto maior o núcleo, ou o raio do núcleo menor será o seu poder de atração sobre um elétron.

életrons

A primeira energia de ionização é o que podemos chamar de energia necessária para retirar o elétron mais distante do núcleo do átomo de um elemento, este porém terá menos carga que os elétrons mais próximos do núcleo, essa carga de elétrons e calculada pela medida de elétron-volt (eV) ou por (quilo)joules por mol [(K)J/mol].

Podemos observa a quantidade de energia necessária para retirada dos elétrons no elemento alumínio por exemplo.

Potencial de ionização do Al (I1):
Al(g) (+ I1) Al+(g) + e ⇒ I1 = 577,5 KJ/mol
Potencial de ionização do Al (I2):
Al+(g) (+ I2) Al2+(g) + e ⇒ I2 = 1816,7 KJ/mol
Potencial de ionização do Al (I3):
Al2+(g) (+ I3) Al3+(g) + e ⇒ I3 = 2744,8 KJ/mol

Observamos claramente que a energia requerida para retirar o elétron mais distante do átomo é de 577,5 KJ/mol uma quantidade bem menor do que seu ultimo elétron que corresponde a 2744,8 KJ/mol, uma energia quatro vezes maior que a necessária para retirar o elétron mais distante. Para cada elétron retirada no elemento o poder de atracão do outros se torna maior.

Na tabela periódica podemos ver o valor de energia de ionização nos elementos, os elementos da primeira família da esquerda para a direita contando de baixo para cima terão valores menores, que correspondem aos elementos que necessitam de menos energia para retirar o elétron da camada de valência, estes elementos se estabilizarão em gases nobres, enquanto os elementos mais distante terão valores superiores estes elementos serão os metais, que contém cargas muito positivas e portanto o poder de atração do átomo sobre os elétrons serão muito altos. seguindo este sentido.

ionização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.