Potenciação e radiciação: Dicas e exercícios

potenciação com números naturais
Estrutura da potencia
foto: reprodução

Potenciação e radiciação são matérias em que normalmente o aluno conhece no 5º ano escolar, para entendermos como funciona essa matérias, podemos usar um exemplo básico: Imaginemos que uma pessoa espalhe um boato para três pessoa, logo essas três pessoas também espalhem o boato para mais 3 pessoas cada uma, e assim continuando nesse ciclo, esse é um exemplo de potenciação, um número que, multiplicado por ele mesmo ,gera um valor maior, por exemplo se temos 2² (dois elevado a segunda potência) significa que teremos 2×2 que é igual  a 4.

Assim teremos um ciclo de multiplicação, poderíamos por exemplo elevar o 2 a terceira potencia que ficaria 2³: 2x2x2 = 8, esse é o principio básico. Nesse caso multiplicamos o resultado pelo número da base até atingir o valor da potência, para compreender melhor podemos dividir a potenciação, sendo assim 2³: 2×2=4×2= 8. Na matemática, normalmente, chamamos qualquer número elevado a 2 de “elevado ao quadrado” e elevado a 3 de “elevado ao cubo“.

A radiação seria exatamente o contrario da potenciação, poderíamos

radiciação e suas bases
Exemplo de raiz quadrada

(foto: reprodução)

imaginar aqui por exemplo, que número elevado ao quadrado daria o número 9, a resposta é 3, assim que funciona a radiciação, normalmente teríamos chamado essa operação de raiz quadrada de 9, esse calculo é simbolizado pelo radical “{\sqrt  {\,\,\,}}” o numero que fica acima é chamado de raiz e o abaixo de radicando.

 Existem ainda algumas dúvidas que circundam na hora de realizar os calculos nestas duas matérias, a começar pela raiz de números negativos, simplesmente não existem raízes de números negativos então é bom ficar atento para não cair em “peguinhas” na hora de realizar uma prova, também é preciso lembrar que todo número elevado a 0 é igual a 1 e todo número elevado a 1 e igual a ele mesmo. Para quem quer realizar alguns exercícios, basta acessar esse link e começar a fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.