Porto Velho e capital de qual estado

A cidade de Porto Velho fica localizada no estado de Rondônia, na Região Norte do Brasil, sendo portanto a sua capital. O município foi fundado em 4 de julho de 1907, pela empresa americana Madeira Mamoré Railway Company, isso quando estava s endo realizada a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Ao longo que se estendia as instalações ferroviárias da estrada de ferro, a cidade ia crescendo, populacionalmente e economicamente, devido aos inúmeros econômicos advindos da exploração de borracha, e também da cassiterita e do ouro.

Porto Velho

Os migrantes portanto, são os vigentes que conseguiram formar a população local, que atualmente tem sido o de maior número entre os municípios fronteiriços do Brasil. Com cerca de 34 068,50 km², Porto Velho é também a capital brasileira com maior área territorial. Possui o terceiro maior PIB da Região Norte, e é a cidade que a mais cresce economicamente no país. A capital rondoniense está localizada literalmente na Bacia do Rio Amazonas, tendo o Rio Madeira vindo do sul da Bolívia, como o principal rio que banha o município.

Por causa do enorme investimento na capital de novas empresas, cerca de 5 mil por ano, contribui para que o Estado possua a maior taxa de ocupação da população economicamente ativa da região Norte, diminuindo a taxa de desemprego no Brasil, sendo a segunda menor. São gerados mais de 30 mil empregos novos todos os anos, auxiliando o trabalhador que ganha na capital um salário acima da média nacional. Porto Velho é uma cidade de bons empregos, e ainda detém de muitos pontos turísticos.

porto velho
Porto Graneleiro

Entre os atrativos estão as Três Caixas D’Água, um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Velho. A lendária locomotiva Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus; a locomotiva Coronel Church, a primeira máquina vinda para a Amazônia, no ano de 1872, a igreja de Santo Antônio do rio Madeira e sua belíssima cachoeira, marco inicial de Porto Velho entre tantas outras opções. Muitos visitantes desembarcam na cidade atrás de investimentos e por causa da cultura da região norte.

Além das rodovias federais BR-319 e a principal  BR-364, cortarem a cidade, há ainda outros meios de se chegar. Através do Porto Graneleiro – Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH) que faz parte do corredor de exportação de grãos e o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, o mais importante do estado capaz de receber milhares de voos diários. Com capacidade para atender cerca de 920 mil passageiros por ano, ainda opera com as principais companhias aéreas nacionais e regionais, tais como Gol, Azul, TRIP TAM, e Avianca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.