Portabilidade entre bancos como funciona

Para os indivíduos que desejam mudar sua conta de um banco para outro, hoje pode contar com a portabilidade. Essa é a mais nova vantagem dada para quem deseja mudar o seu fornecedor, escolher novos planos, entre outros serviços.

As regras da portabilidade por vezes não se faz tão simples para as pessoas, e por esse motivo, quase ninguém adere ainda a esse serviço. Mas o Paulo Arthur Góes, diretor executivo da Fundação Procon-SP, afirma que “A médio prazo, a liberdade de escolha tende a melhorar a qualidade dos serviços e a baixar os custos”.

Portabilidade de Crédito

Como fazer:

O individuo deverá procurar um banco que lhe proporcione taxas de juros e condições de pagamento mais favoráveis e então entrar com o pedido de portabilidade junto com a instituição. Após a aprovação do pedido, o próprio banco de destino se encarrega da transferência e paga o saldo devedor a instituição de origem.

Lembrando sempre que os bancos podem negar esse pedido, principalmente se o cliente não cumprir com seus requisitos de renda mínima ou tenham algum problema em seu histórico. Outro ponto importante a se destacar é que nesse processo não pode ser cobrada taxa alguma de IOF ou de qualquer taxa bancária.

Observação importante:

Lembre-se de avaliar não somente a taxa de juros do banco, mas também o seu CET (Custo Efetivo Total). No site do Procon ou em qualquer uma das suas agências esses cálculos podem ser realizados.

Portabilidade da Conta-Salário

Como fazer:

O empregado deverá pedir a transferência do banco em que seu empregador costuma fazer os seus depósitos. A instituição terá cinco dias úteis (num máximo) para efetuar a portabilidade financeira. Dessa maneira o indivíduo terá sua conta fechada nesse banco e aberta onde escolheu.

Observação importante:

O banco ao qual você solicitou que sua conta fosse transferida, não pode cobrar cobrar nenhuma taxa por esse serviço e deverá obedecer as normas que regulamentam as contas-salário.

Serviços:

Dentro do mês o empregado poderá realizar até 5 saques, 2 transferências entre contas da própria instituição, tirar até 2 extratos com a movimentação dos últimos trinta dias e receber até 10 folhas de cheque sem que sejam cobradas qualquer tipo de tarifa.

Portabilidade de Cadastro

Esse processo corresponde ao fornecimento das informações cadastrais e do histórico bancário para um segundo banco devido o pedido do indivíduo.

Como fazer:

O cliente deverá pedir a portabilidade do seu cadastro no banco que está cadastrado para a instituição que deseja. Todas as informações do banco de origem tem que ser passadas dentro de um prazo de 15 dias.

Observação importante:

Os bons pagadores nesse procedimento poderão ainda conseguir juros mais baixos em financiamentos e diversos outros benefícios através do seu histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.