Porque temos catarro

O catarro é resultado de um gotejamento pós-nasal, consequência de um mal estar do organismo, como resfriados, gripes, reações alérgicas e sinusites. Quando a pessoa tem problemas de garganta, como a amigdalite ou laringite, acaba gerando um muco pouco espesso na garganta que é caracterizado como o catarro.

Esse muco ou catarro também pode ser provocado pela inalação da fumaça de cigarro, vapores químicos e de outros poluentes presentes no ar, uma vez que essa “sujeira” fique acumulada no forro da garganta e também do nariz. Essa secreção é semelhante ao ranho, aquela secreção que sai do nariz, pois amba apesar de possuírem aspecto nojento, são funcionais.

catarro na garganta
Infecções virais como catapora, sarampo, mononucleose, coqueluche ou crupe pode também causar o muco da garganta.

Sua função é eliminar bactérias invasoras do organismo quando surge uma inflamação. O catarro é impulsionado pelas vias aéreas ou cílios em direção à boca, o mesmo então é engolido ou cuspido. Por estar em um ambiente quente e com muita humidade, e esse catarro se não for eliminado pode se tornar contaminado, por isso que ica com a coloração diferenciada.

Aquele tom amarelo ou esverdeado é sinal de infecção por bactérias que proliferaram. Quando isso ocorre, causa mau hálito e possíveis dores locais, além de incômodo para deglutição. Geralmente, o acúmulo de catarro contaminado gera alguns sintomas desconfortáveis, como dores de cabeça, gotejamento e secreção nasal, sinusite, gastrite e até problemas respiratórios.

Alguns alimentos consumidos podem aumentar a quantidade de muco, entre os principais estão o leite pasteurizado, iogurtes, farinha branca, açúcar e carne. O ideal é comer mais legumes e frutas frescas quando es tiver eliminando muito catarro. Isso facilita o funcionamento do sistema digestivo em relação a maior carga que será enviada para o estômago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.