Por onde sai a teia da aranha?

Existem cerca de 40.000 mil espécies de aranha pelo planeta, a maior delas pode chegar a 20 centímetros, enquanto a menor ao tamanho da cabeça de um alfinete. A aranha é considerada um inseto, pois possuí um exoesqueleto, ou seja, um esqueleto que é a base do próprio corpo.

Algumas espécies de aranhas chegam até mesmo a “trocar de pele”, no caso a trocar de exoesqueleto, apesar de tantas espécies, apenas 30 são consideradas perigosas para o ser humano. Algumas pessoas até mesmo criam aranhas como animais domésticos.

Uma dúvida que parece ser simples, mas que muitas pessoas não sabem responder, é: afinal de contas, de onde sai a teia da aranha? Essa é uma pergunta muito pertinente, as teias da aranha, que também podem ser chamadas de seda, são produzidas por glândulas, chamadas fiandeiras, que se localizam no abdomem da aranha.

aranha
Foto detalhada das aranhas (Foto: Reprodução)

A aranha produz fios diferentes, para funções diferentes. Ela pode produzir fios para encapsular as presas, para fazer a armação da teia, para criar um casulo que serve como casa, entre outras, inclusive ela pode fazer vários fios em uma mesma teia. A seda da aranha é muito resistente, e muito elástica, ela pode se estender até 40% do seu tamanho original, quantidade superior até a do nylon.

A teia da aranha antes de sair de seu abdomem, é formada em uma espécie de proteína liquida, essa proteína ao entrar em contato com o ar acaba tomando aquela forma de fio pegajoso, a espessura desse fio é medida pelas fiandeiras, que através de uma espécie de pequenos pêlos as fazem ficar mais finas ou mais grossas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.