Pontos de corte SISU

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, foi criado como um forma de aumentar as oportunidades para que estudantes do ensino médio ingressassem no ensino superior a partir das notas alcançadas no ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio). O sistema é informatizado e gerenciado pelo Ministério da Educação, onde os candidatos podem se inscrever para tentar vagas nos cursos oferecidos pelas instituições públicas de educação superior.

O estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio e obteve nota superior a zero na redação pode se inscrever no Sisu, basta informar o número de inscrição e a senha utilizada na última edição do Enem que antecipe ao ano de inscrição no Sisu, uma vez que todos os dados de outras edições do exame, como notas, senhas e etc., não serão admitidos.

Sisu
As notas de corte do Sisu são referências, e podem não ser classificatórias até o término das inscrições.

O candidato poderá escolher até duas opções de curso durante o ato das inscrições. Atualmente, estão cadastradas cerca de 101 instituições de ensino superior da rede pública, as quais chegam a oferecer vagas dentro de um total acima de 3 mil cursos diferenciados. Lembrando que por causa da Lei de Cotas, as instituições federais reservam as vagas para aqueles estudantes provenientes das escolas públicas.

Por causa da diversificação de cursos, são adotadas normas e critérios distintos para uma melhor avaliação das notas, de acordo com cada um dos cursos. Também existe grande influência da administração da instituição que é capaz de especificar a nota mínima, para o curso de medicina, por exemplo, pode ser 650 e etc. Já a nota de corte, que caracteriza a menor nota para estar entre os selecionados de um determinado curso, terá como base o número de vagas e de inscritos.

Como a nota de corte é calculada a cada segundo pelo sistema do Sisu, a nota acaba sendo apenas um referencial para o candidato monitorar sua inscrição, portanto não assegura a classificação final de um inscrito. É instável a nota de corte, pois a cada inscrição realizada, são feitos novos cálculos e assim tem-se outra nota diferente. Os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas em cada curso, por são enumerados na primeira chamada e devem realizar a matrícula na instituição escolhida.

Há ainda aqueles que ficam podem ser listados na segunda chamada e os que ficam na lista de espera. Dependendo da nota classificatória que obtiver, o candidato pode ser selecionado exclusivamente em sua primeira opção de curso. Lembrando que é preciso ficar atento aos prazos para efetuar a matrícula na instituição, para garantir a ocupação da vaga. Para verificar as notas de corte de acordo com estado e instituição acesse o link – http://www.notadecortesisu.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.