Ponto de congelamento da água

Gelo na forma Através do ponto de fusão, a passagem da água do estado líquido para o sólido se chama solidificação, pois sua substância é levada á uma temperatura inferior a do ponto de congelamento, na maioria dos casos a água congela a 0 graus.

Pedrinhas de gelo

A solidificação é caracterizada pela perda de energia cinética da água ou pela mudança de pressão das suas partículas, pela sua perda de calor ela atinge o estado sólido mais rápido ou mais lento dependendo da quantidade de matéria que a substância possua, diminuindo a entalpia e aumentando a entropia – grandeza e baixo nível de elevação das transformações em relação a mudança de estado.

Em relação a troca da temperatura e o congelamento da água através da pressão, podemos observar na mudança de estado sólido-líquido e líquido-sólido, que o aumento e diminuição aparente da água no recipiente é mínima – diferentemente da relação com o estado gasoso.

CuriosidadeCubo de Gelo

A água salgada é mais difícil de se congelar do que a água sem nenhuma outra substância, pois sua temperatura tem de ser ainda mais inferior do que a da água pura. Enquanto a água sem anormalidades se congela a 0 graus, a temperatura tem que chegar a cerca de 20 graus negativos para solidificar a água salgada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.