Pólis grega: Atenas, filosofia e democracia

A pólis grega é o termo destinado a um modelo de cidade antiga, formada por uma Acrópole ou dita ainda como uma Khora, Ágora ou Ástey – dependo de seus detalhes.

A destinada Acrópole, se diz como a parte mais rica, mais elevada da pólis. Neste lugar existiam diversos templos, todos relacionados e feitos para os deuses que os povos dali idolatravam. Este espaço ficava ao lado da Ágora, sendo ainda uma das áreas mais públicas de toda a comunidade, existindo ainda alguns mercados e assembleias para esses povos.

Ágora era o nome dado a um dos locais principais da constituição da pólis grega, dita como a cidade da Antiguidade clássica. Esse espaço era livre de edificações, com feiras, mercados em seus limites e edifícios públicos.

As Khoras eram destinadas as partes agrícolas da região, onde os camponeses moravam e cultivavam o ástey. Mesmo sendo a parte descrita para o plantio, Khora era considerada como uma área urbana na maioria das vezes pela pólis grega e não como um mero local rural.

Os dois âmbitos descritos acima eram separados por uma muralha que permitiam suas proteções de quaisquer ataques que surgissem.

A esfera política de toda a Atenas era descrita como privada e de esfera pública. Uma dizendo respeito a todos os patrimônios, família e casamento e a outra a lugares públicos, urbanos e suas instituições. Mesmo sendo diferentes, ambas as classificações eram soberanas em si mesmas, considerando ainda todos os seus assuntos privados, que não diziam respeito as instituições e vice e versa.

Mesmos algumas pólis sendo descritas e relacionadas de formas diferentes, eram agrupadas em três partes, tal como o Conselho aristocrático, a Assembléia do povo e os Magistrados. Todos os 3 órgãos poderiam assumir nomes singulares quando quisessem.

Curiosidade

A Pólis grega foi criada na parte mais montanhosa da Grécia, dificultando assim as interações entre os povos que ali viviam, fazendo com que fossem formados grupos muito diferentes e com certas dificuldades de desenvolvimento entre si e em relação as outras comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.