Planta que vive no alto das árvores

Uma espécie de planta caiu na curiosidade de alguns especialistas e várias outras pessoas é o Visco – Phoradendron flavescens ou Viscum álbum. Essa planta de nome incomum, é na verdade um parasita que costuma se alojar no alto de outras árvores, com maior evidência nas espécies de carvalho, madeira de lei, macieiras entre outras. Como parasita, o Visco utiliza as propriedades dessa árvore para manter a sua própria sobrevivência.

A planta insere suas as raízes no casco da árvore e por elas consegue absorver seus nutrientes. Embora cause algumas deformidades na estrutura da árvore, o Visco não pode prejudicá-la, justamente porque a partir dela é que mantém sua sobrevivência, se a mesma vier a morrer, o parasita também finda. O aspecto do Visco é de folhas pontudas e verdes, semelhante ao couro, e em alumas épocas do ano apresenta frutinhas com aparência de cera, que podem ser brancas ou vermelhas.

A forma de expandir a produção dessa planta parasita está no processo natural, no qual consiste na ajuda do pássaros. Os mesmos comem as pequenas frutinhas e através de suas fezes acabam espalhando por vários lugares, com maior incidência nos galhos das árvores. Por causa da viscosidade que as frutinhas possuem, raramente as mesmas caem no chão, o que facilita a produção em cima das árvores.

Com cerca de seis meses, o visco já começa a crescer, mas somente após cinco anos apresentam suas flores, que inclusive, podem ser várias cores, vermelho forte, laranja, amarelo e verde. A planta consegue ter hastes com 3 à 10 cm de comprimento, numa ramificação dicotômica. Nativa da Europa, mas que pode ser encontrada em quase todos os países, já existem catalogadas, aproximadamente 1400 espécies de Visco,

Muitas empresas de farmacologia utilizam propriedades do Visco para elaborar medicamentos mas os mesmos sofrem um processo de industrialização e por isso são úteis para a saúde. A planta em si pode provocar problemas de saúde se for ingerido, flores, sementes e etc. Os principais acometimentos são fortes dores de estômago, diarreia ente outras complicações, portanto não deve ser manuseado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.