Planeta que chove diamante

Pesquisas recentes de uma equipe de cientistas planetários afirmou que Júpiter e Saturno, dois imensos planetas com características gasosas encontrados no sistema solar, podem estar produzindo tempestades de diamantes em sua extensão. Devido a isso, vários cientistas voltaram-se  as experiências para uma exploração futura que pode vir a gerar muitos ganhos financeiros.

Esse processo se dá através da mistura de metano, carbono e relâmpagos na atmosfera de Saturno. Isso porque a atmosfera desse planeta é formada, em sua observação geral, por metano e hidrogênio. Porém, durante a tempestade, os raios fritam o metano, fazendo com que surja carbono e hidrogênio queimado, denominado de fuligem.

Planetas que chove diamante
Representação do planeta Saturno.
(Foto: Divulgação)

Depois que as fuligens são produzidas, as nuvens descem em direção ao planeta, fazendo com que surja uma aglomeração desse material que posteriormente vira grafite, onde a pressão mais próxima ao núcleo do planeta comprime essa substância, transformando-a em diamante puro.

Por causa das aparências existentes na atmosfera de Júpiter e Saturno, os cientistas afirmam que esse processo vem acontecendo em ambos planetas. Eles sabem, ainda, que os diamantes sólidos podem existir nos núcleos relativamente frios de Urano e Netuno, mas que os de Júpiter e Saturno possuem altas temperaturas, o que não proporciona a mesma estabilidade, o que acaba derretendo as pedras preciosas.

Outras pesquisas realizadas por renomados astrônomos do mundo mostram que, um planeta à 4.000 anos luz e outro à 1.200 anos luz (Wasp 12-b) da Terra, possuem grandes massas continentais feitas de diamante, sendo que em Saturno calcula-se ter no mínimo 1.000 toneladas anualmente de diamantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.