Pimenta faz mal a saúde

Muitas pessoas evitam consumir pimenta, como receio de que o condimento cause danos a sua saúde. Embora existam mesmo inúmeros mitos relacionados as pimentas, como fator causante de úlceras, gastrites, hemorroidas entre outros agravos, essa especiaria encontrada em diferentes tipos pode ser muito mais benéfica do que muitas pessoas imaginam.

Sendo caracterizada como alimento funcional, a pimenta, precisa ser consumido moderadamente. Mas está comprovado cientificamente, que as pimentas somam várias serventias para o organismo. Possuem propriedades benéficas, como a a substância capsaicina, rica em vitamina A, capaz de combater os radicais livres, contribui para o desenvolvimento da pele e dos ossos, além de algumas funções da retina.

PIMENTA BENÉFICA
Consumir pimenta garante alguns benefícios para o organismo, algo comprovado cientificamente.

Ainda é fonte de B1, vitamina que atua diretamente no metabolismo energético dos açúcares, vitamina B2 que trabalha no metabolismo de enzimas e ainda protege o sistema nervoso. Já a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ao mesmo tempo aumenta a absorção do ferro pelo intestino. Estudos afirmam que a substância química que dá o caráter ardido na pimenta é exatamente a que possui as propriedades benéficas para o organismo.

A pimenta pode agir contra o surgimento de infecções, pois tem alta potência para combater bactérias, poder bacteriostático e bactericida, o que não interfere no sistema de defesa do corpo, mas estimula na recuperação imunológica. Além de promover melhorias internas, ainda pode proporcionar sensação de prazer, uma vez que a pimenta libera endorfina.

Consumir pimentas também ajuda na perda de peso, as substâncias picantes capsaicina junto a piperina, aceleram o funcionamento do metabolismo, o que repercute numa queima maior de calorias. Lembrando que a especiaria não é capaz de reduzir proporções grandes sozinha, deve ser feito todo um planejamento, dieta alimentar, prática de exercícios e etc.

Apesar de tantos benefícios, até mesmo de prevenir doenças vasculares, é recomendável que pessoas com alguma doença no sistema digestivo evitem consumir pimentas, pois poderá irritar mais as mucosas. O tipo mais ofensivo e que também pode causar gastrite é a pimenta-do-reino. Para melhor ser esclarecidas as questões quanto o consumo de pimenta, é bom consultar com médico especialista e realizar exames de rotina para conferir se não nenhum problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.