Pílulas anticoncepcionais podem deixar as mulheres inférteis?

O anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos utilizados pelas mulheres para prevenir as gestações, mas a sua manipulação é extremamente curiosa para aquelas que não possuem informações suficientes sobre seus efeitos no organismo.

Por esse motivo, grande parte delas vem procurando constantemente o auxílio de ginecologistas para uma maior obtenção de dados, eliminando as desconfianças, descartando os mitos e reconhecendo as verdades da sua dinamização.

Uma das questões que estão sendo abordadas com muita frequência nos consultórios profissionais é:

As pílulas dos anticoncepcionais podem vir a provocar infertilidade a médio ou longo prazo?

Pílulas anticoncepcionais podem deixar as mulheres inférteis?
Pés de adultos e criança.
(Foto: Reprodução)

Se você também está em busca dessa informação, saiba que a manipulação desse medicamento não deixa a mulher infértil ou estéril, o seu poder de ação só acontece enquanto as drágeas estão sendo ingeridas. Portanto, quando o uso é interrompido, a mulher volta a fertilidade.

Observação: Em alguns casos esse retorno pode vir a demorar um pouco, com a chegada da idade, fica cada vez mais difícil engravidar. Essas informações também são válidas para quem ministra as pílulas do dia seguinte (PDS).

Recomendação

Se você parou de tomar seu anticoncepcional há alguns meses, está tentando engravidar e a fecundação do óvulo não está acontecendo, procure ajuda médica de um ginecologista ou obstetra, alguma disfunção pode estar sendo apresentada em seu sistema reprodutor ou no do seu companheiro.

Uma bateria de exames é efetuada para o diagnóstico das causas desse processo, testes que fornecerão resultados para análises eficazes que possibilitarão métodos de tratamento para aumentar a chances do casal ter um ou mais filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.