Pica pau do Parnaíba

O Pica Pau do Parnaíba é uma espécie de pica pau em extinção, até pouco tempo atrás era considerado uma espécie extinta no Brasil, ficou 80 anos desaparecido, seu ultimo registro de alistamento tinha sido em 1926 na região do Parnaíba.

A ave só foi redescoberta em 2006 no Tocantins, desde então a ave sempre aparece na lista vermelha de espécies em extinção no Brasil e corre um risco muito grande de desaparecer.

pica pau
Pica Pau da Parnaíba
foto: reprodução

Características

O Pica Pau do Parnaíba é uma espécie do cerrado brasileiro, pode chegar a medir 27 cm, tem uma cabeça vermelha característica, os machos apresentam uma faixa malar no topete, contém peito e causa pretos, as asas também são avermelhadas e o seu dorso é uma mescla de preto com amarelo.

Alimentação

Eles se alimentam principalmente de formigas, ai fica uma das grandes preocupações dos ambientalistas, essa espécie se alimenta em bambus, um dos principais é o chamado Taboca, no qual está sendo devastado pelo homem..

Fotos do pica pal do parnaíba
foto: reprodução

Reprodução

Como foi uma ave recém-descoberta e ainda é muito raro de se encontrar, existem poucas informações, o que se sabe e que um ninho foi encontrado onde os filhotes apresentavam penas escuras e um pequeno topete avermelhado.

Preservação

As politicas de preservação para essa espécie têm estado mais rígidas, mas ainda estão longe de serem o suficiente, o habitat necessário para a sobrevivência dessa espécie foi reduzido em até 20% do que era originalmente, algumas unidades de conservação tem sido dedica a esta e outras espécies, mas o caminho para sair da lista de animais em extinção ainda é muito longo e requer politicais de conservação mais drásticas com apoio do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.