Petróleo, fonte de matéria prima e combustíveis

O petróleo é um dos produtos que movem a economia do mundo pois é uma das principais fontes de energia do planeta. Em composição, podemos encontrar hidrocarbonetos, oxigênio, nitrogênio e enxofre, fazendo com que a substância fique oleosa e inflamável. Mesmo tendo sido descoberto na antiguidade, a sua extração só começou a ser realizada no ano de 1859 na Pensilvânia (EUA).

Principais vantagens e desvantagens do petróleo.
Petróleo e suas matérias primas.
(Foto: Reprodução)

É considerado como uma transformação da matéria prima orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares sobre a pressão de sedimentos durante milhões de anos. Esse procedimento se dá através da mistura de sedimentos e resíduos orgânicos que ficam na “rocha-mãe”, onde o petróleo é expulso para as areias e rochas permeáveis e porosas, tal como os calcários e arenitos.

As jazidas são conhecidas como os lugares onde o óleo do petróleo é derretido juntamente com as rochas impermeáveis. As principais jazidas do mundo estão localizadas no Oriente Médio, na América Central, em alguns pontos da América do Sul e nos EUA.

A maneira como é extraído o petróleo irá variar de acordo com a quantidade de gás encontrada no local. Para que ele seja utilizado, é necessário que passe por um processo de refinamento ou destilação fracionada (isso se dá devido pois o produto é retirado da natureza em sua forma bruta). Devido aos diferentes pontos de ebulição das substâncias encontradas no óleo do petróleo é que as matérias primas são obtidas.

Principais matérias provenientes do petróleo

  • » Gasolina;
  • » Gás;
  • » Óleo dísel;
  • » Óleos combustíveis;
  • » Óleos lubrificantes;
  • » GLP;
  • » Nafta;
  • » Parafinas;
  • » Produtos para asfaltos.

Vantagens e desvantagens do petróleo

» Vantagem: é a matéria prima de mais de 300 produtos em todo o mundo, possui facilidade no seu armazenamento e transporte e não necessita de muita mão de obra para a sua extração.

» Desvantagens: é uma fonte de energia esgotável (não-renovável), produz uma alta taxa de poluição atmosférica que vem degradando o meio ambiente.

Curiosidade

Pesquisas afirmam que o primeiro poço aberto no Brasil foi no ano de 1939, na cidade de Lobato, no estado da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.