Peso ideal para bebê de 1 ano e 3 meses

Acompanhar o crescimento do bebê é muito importante para saber como anda o seu desenvolvimento de uma forma geral. Conforme a criança vai ganhando idade, mais esperta e inquieta ela fica. A sua curiosidade em ver algo de perto, pegar e saber o que é quase que incontrolável, principalmente após 1 ano de 3 meses de idade, pois já começa a dar seus primeiros passos e tentar se comunicar.

Peso e altura dos bebês – de 0 à 5 anos

Tabela de peso e idade

Um bebê de 1 ano de 3 meses pesa cerca de 11 quilos e tem aproximadamente 79 centímetros. Todas essas medidas e pesos ditos acima funcionam como um padrão médio que foi estipulado através do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de vários bebês durante anos. Caso o seu filho seja muito menor ou maior do que as descrições da tabela ou seu peso tenha uma defasagem muito grande, procure um pediatra imediatamente.

Desenvolvimento

Os pediatras denominam essa fase e idade como a época dos marcos dos desenvolvimentos do bebê, onde a criança em vários momentos começa a deixar os seus brinquedinhos de lado para dar atenção a tudo e a todos que estão a sua volta, descobrindo assim a finalidade de alguns objetos, matando a sua curiosidade de uma forma particular.

Peso, altura e desenvolvimento de uma criança com um ano e três meses.
Gêmeos com um ano e três meses.
(Foto: Reprodução)

Nessa etapa, a criança parece um pequeno furacão devido a sua grande energia. Um dos pontos mais curiosos nesse período é a imitação que o bebê faz dos adultos que convivem com ela diariamente. Em fator educacional, estima-se que esse é o momento mais adequado para começar a ensinar o seu filho a ter bons modos, a ser responsável pelos seus atos, a entender o que é certo e o que é errado, entre outros. Já que ele se espelha em você, faça de tudo para que absorva as características boas, para que posteriormente se inclua com mais facilidade no meio social, aprendendo a lidar com as situações impostas pela vida.

Após o primeiro aninho de idade, os bebês já começam a entender alguns comandos dos seus pais, tal como ir buscar algo que seja do seu uso. Nesse momento é muito importante que a sua fala seja estimulada e a melhor maneira de fazer isso é escultando a criança, corrigindo-a sempre que disser algo errado para que ela aprenda a se comunicar corretamente.

Procure dar e demonstrar ao seu bebê que em vários momentos a sua atenção está voltada somente para ele. Esse é um bom momento não só para ensinar brincadeiras educativas para o seu filho, mas também para contar historinhas para ele, mostrar ilustrações, estimular os seus pensamentos e ideias, fazendo com que tenha interesse em prestar atenção, para que goste de estar ao seu lado e confie em você.

A alimentação é muito importante nesse processo. Ensine o seu filho a comer de tudo um pouco, para que tenha uma alimentação saudável a curto e a longo prazo, diminuindo riscos de contrair vários tipos de doenças.

Dica: dê liberdade para o seu bebê se expressar, para que ele busque aprender coisas novas. Estimule-o e esteja sempre de olho no seu desenvolvimento corporal e racional.

Lembre-se: caso o seu bebê esteja muito abaixo ou acima do peso e/ou achar que o seu ensino aprendizagem está muito lento, procure um bom pediatra e realize consultas frequentes com ele, para que um diagnóstico seja realizado, constatando ou não qualquer tipo de problema que exista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.