Períodos considerados “época de chuva” no Brasil

O Brasil é um dos países mais ricos em relação a sua fauna, flora, clima, temperatura, relevo, altitude e outras características que incluem o ecossistema. A variedade desses termos espalhada pelas suas regiões e sua localização geográfica são os fatores que mais influenciam a propiciação da sua biodiversidade.

Cerca de 93% da extensão territorial brasileira está no Hemisfério Sul e os 7% restantes no Hemisfério Norte, além disso, sua imensidão é atravessada pela Linha do Equador e pelo Trópico se Capricórnio, particularidades que fazem com que ela esteja compreendida na zona intertropical do planeta Terra, ou seja, nas zonas de latitudes baixas.

A variação de temperatura térmica no país é consideravelmente pequena, porque os climas quentes e úmidos prevalecem em quase todas as suas regiões, exceto a do Sul – porque não é considerada pela climatologia como uma área pertencente a zona intertropical.

Tipos de clima

O período de calor e chuva são determinados no Brasil por dois principais acontecimentos: as estações do ano – onde o verão é a época mais quente – e os tipos de clima. Veja:

Clima tropical

Períodos considerados "época de chuva" no Brasil
Brasil.
(Foto: Reprodução)

Entre Maio e Setembro às temperaturas são mais elevadas, com média de 24 °C. Entre Outubro e Abril à quantidade de chuvas é de aproximadamente 1.500 mm ao ano. Influencia com mais intensidade os estados localizados no Centro-Oeste.

Clima tropical de altitude

Está presente na região Sudeste e nos locais onde existem planaltos e serranas. Sua amplitude térmica é baixa (entre 17 °C e 22 °C) e o índice pluviométricos de 1.500 ao ano. No inverno as geadas são mais intensas, assim como as quedas de chuva.

Clima tropical úmido

A alta temperatura e a umidade elevada são as características fortes desse clima, onde as médias anuais são de 25 °C e os índices pluviométricos variam entre 1250 mm e 2.000 mm.  Influencia com mais relevância a região Sul e o litoral oriental. O período de chuva compreende todo o ano porque a umidade vinda do mar auxilia na propiciação desse evento.

Clima subtropical

Esse clima é mais evidente em toda a região Sul, área que características completamente distintas das demais existentes no país. Suas temperaturas estão quase sempre por volta dos 18 °C, os índices pluviométricos superam os 1.250 mm ao ano, onde as chuvas ficam bem distribuídas em todos os meses, se apresentando com mais frequência no inverno. A alta amplitude térmica possibilita geadas surpreendentes.

Clima equatorial

Todo o ano suas características climáticas são basicamente as mesmas, com elevada temperatura (entre 24 °C e 26 °C), baixa amplitude e umidade elevada. O período de chuva é considerado abundante, com cerca de 2.000 mm de índice pluviométricos – exceto nos períodos de estiagem, onde a seca predomina. Influencia com mais intensidade os estados localizados no Norte e parte do estado do Maranhão e do Mato Grosso.

Clima semiárido

A região Nordeste é o local mais influenciado por esse clima, onde a seca predomina quase todas as estações do ano, prova disso é a escassez de água, onde sua média pluviométrica anual é menor que 750 mm, sendo muito mal distribuídas em todo o interior. Além disso, as temperaturas estão sempre elevadas, entre 26 °C e 28 °C.

Mudanças climáticas no Brasil

Os impactos ambientais vem provocando alterações constantes em todo o ecossistema mundial e o Brasil por ser visivelmente diversificado, vem sentindo essas mudanças com muito mais impacto de acordo com os aspectos de cada região:

⇒ Norte: Eventos extremos de chuvas e secas por causa da destruição e perda da biodiversidade local, processo que afetará não somente esta dimensão, mas também o encaminhamento de umidade para o Sul e Sudeste.

⇒ Nordeste: A escassez de água será provocada pela alta evaporação, temperaturas elevadas e elevação do nível do mar – pontos que prejudicaram não só a vida dos seus habitantes, mas toda agropecuária e açudes.

⇒ Centro-Oeste: Eventos extremos de chuvas e secas, altas taxas de evaporação, impactos para o Cerrado e Pantanal que afetaram a agricultura, a promoção de hidroenergia e a saúde humana.

⇒ Sudeste: Apresenta os mesmos problemas que o Centro-Oeste e também a elevação do nível do mar.

⇒ Sul: Os eventos de chuvas serão mais intensos, mas as noites terão temperaturas mais elevadas, particularidades que irão afetar a Araucária e a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.