Perigos em furar a orelha de um bebê

Assim que os bebês nascem, os pais querem furar a orelhinha das suas filhas pois acham que a dor desse procedimento é menor nessa idade. Tal fato é verdade, devido as poucas terminações nervosas existentes na orelha quando criança. Estima-se que o desconforto causado pelo furo é menor que a dor de uma vacina na perna.

Qual idade furar? Existe algum perigo?

Não existe uma idade apropriada para realizar o procedimento, mas pediatras indicam que isso seja feito após os 2 meses de vida da criança. O mais importante dos detalhes é realizar esse ato em um local bem higienizado com um profissional qualificado. Outro detalhe essencial é a limpeza da orelha em todo o seu período de cicatrização, pois se a assepsia não for realizada de forma adequada, algumas infecções bacterianas podem ocorrer (mas isso é bem raro).

É importante que todas as vacinas do bebê estejam em dia antes de furar a orelha, pois assim estará mais protegida contra diversos micro-organismos, infecções e inflamações.

Brinco, orelha, riscos, cuidados.
Bebê com a orelha furada.
(Foto: Reprodução)

Como aliviar a dor?

Muitos profissionais e médicos indicam que sejam utilizados anestésicos tópicos, que são remédios apropriados para o procedimento. Normalmente estes anestésicos vem em forma de pomada e deve ser aplicado 40 minutos antes de furar a orelha.

Antes de utilizar qualquer tipo de medicamento no bebê, consulte um médico.

Brinco

É indicado que o brinco seja de ouro maciço ou de farmácia, pois ajudam a diminuir os riscos de possíveis infecções ou reações alérgicas no bebê. Eles devem ser bem pequenos, com formato arredondado e tem que ficar bem coladinhos na orelha para não causar desconforto à criança. A tarraxa precisa ter uma pontinha arredondada e cobrir toda a parte de trás do brinco para não machucar o bebê e perfurar a  pele.

Cuidados

A troca de brincos só deve ser realizado seis semanas após o furo. De um à três vezes por dia é indicado que se passe álcool 70 ao redor do brinco e nas suas proximidades. É importante que, antes de fazer a aplicação ou ao pegar no local, que as mãos estejam limpas. Uma dica essencial é secar bem as orelhas do bebê (após o banho), com muita delicadeza, para que a região não fique úmida.

Preste bastante atenção nas condições que a orelha do bebê irá ficar após o furo. Caso surja qualquer sinal de alergia, infecção, inflamação, secreções, dores e até mesmo sangramento, retire o brinco imediatamente. Leve o bebê à um pediatra, o mesmo cuidará do caso com atenção e indicará a aplicação de algum remédio no local, se preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.