Perigos descongestionante nasal

Os descongestionantes nasais são muito utilizados em pessoas de todas as faixas etárias. Por causar um grande alívio ao descongestionar certas regiões da face, muitos indivíduos utilizam desse medicamento diariamente, o que pode vir a causar  sua dependência.

O Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas da cidade de São Paulo, afirma que os descongestionantes nasais são a terceira maior causa de problemas adquiridos por efeitos colaterais e uso incorreto de medicamentos, ficando atrás apenas dos anti-inflamatórios e analgésicos.

As principais substâncias encontradas nos descongestionantes nasais são oximetazolina, nafazolina e fenoxazolina. Esses componentes ou vasoconstritores proporcionam o descongestionamento facial por certo período de tempo, fazendo com que os indivíduos utilize o medicamento com muita frequência, principalmente em dias muito frios e secos, deixando-os dependentes da sensação de alívio momentâneo que o remédio proporciona.

Consequências

Perigos e consequências do uso do descongestionante nasal.
Perigos dos descongestionantes nasais.
(Foto: Reprodução)

Os principais fatores de risco que eles representam á saúde são a dependência, a taquicardia, a elevação da pressão arterial, a rinite medicamentosa, sendo ainda um grande alarmante para crianças, pessoas idosas, que possuem hipertensão, que são cardíacas.

Quanto mais esse medicamento é utilizado, menos efeito ele faz no organismo, podendo proporcionar a médio ou a longo prazo várias alterações nas vias aéreas superiores e em casos mais graves até mesmo a perda do olfato.

Como evitar o seu uso?

A melhor maneira de evitar a utilização dos descongestionantes é substituí-los por soro fisiológico associado aos corticoides nasais. A solução de ambos produtos consegue proporcionar ao indivíduo um efeito parecido com os descongestionantes, porém não apresentam nenhum perigo para a saúde.

É muito importante que o soro fisiológico fique em uma embalagem específica para aplicações nasais, facilitando assim a sua utilização e o descongestionamento nasal. Não é indicado que o mesmo permaneça na geladeira, pois em alguns casos poderá agravar ainda mais a reação alérgica do indivíduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.