Perigos das ondas eletromagnéticas

ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos eletrônicos
Ondas eletromagnéticas (foto: reprodução)

Há muito tempo se discute sobre as famosas ondas eletromagnéticas que são emitidas por aparelhos eletrônicos. Essas ondas estão presentes em várias partes do mundo, elas variam em si apenas por sua frequência e praticamente todos os aparelhos emitem uma energia eletromagnética. Sobre o assunto há uma grande divergência sobre os efeitos que isso pode causar à saúde, alguns chegam a afirmar que as ondas podem até provocar câncer.

Mais de 25 mil estudos foram realizados sobre os efeitos das ondas eletromagnéticas sobre o corpo e nenhuma conseguiu comprovar que as ondas fazem mal à saúde.  Afinal de contas, se formos analisar, o próprio sol emite milhares dessas ondas a todo instante e a mesma quase não é  prejudicial à saúde humana ( mas alertamos que, a exposição do corpo  ao sol durante muito tempo, principalmente no verão, pode provocar, na maioria de seus casos, o câncer de pele). Outros estudos, apesar de mostrarem que o uso de celulares por pelo menos uma hora por dia pode aumentar o risco de câncer em até 260% ,foram descartados.

Alguns dos efeitos que até hoje foram comprovados são a hiper sensibilidade e a alteração térmica. Apesar dos efeitos aparecerem, não há comprovação de que nada prejudicial pode ocorrer que por causa da alteração que as ondas eletromagnéticas provocam nas moléculas de água, a formação celular pode ser afetada, mas como as frequências de ondas emitidas estão muito abaixo do que é considerado perigoso, isso é improvável.

Para quem está preocupado com os efeitos das ondas eletromagnéticas e da possível radiação que é emitida, saiba que os médicos aconselham a não dormir com o celular ao lado da cama, deixe de preferencia a mais de 2 metros de distância. Procure evitar o uso excessivo de qualquer aparelho, afinal tudo em excesso faz mal a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.