Perigos da progesterona na gravidez

A progesterona é um dos hormônios mais importantes durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre. Ela é responsável pela manutenção e desenvolvimento do feto. Quando o seu nível se produz em baixo nível, pode causar danos a gestação, podendo ainda ocasionar uma gravidez ectópica ou um aborto, principalmente se vier acompanhado sangramentos e dores.

Esse hormônio é responsável por vários fatores, principalmente  pelo crescimento das mamas da mamãe e no desenvolvimento dos órgãos do corpo do bebê. Pesquisas revelam que as causas mais comuns do déficit da produção de progesterona são o stress, a dieta, o uso de xenobióticos.

Para poder engravidar com mais facilidade ou quando é constatado que o nível de progesterona é muito baixo na mulher (valor abaixo de 5mg/ml), ginecologistas e obstetras indicam para suas pacientes o uso do medicamento ou suplemento progesterona. Esses remédios fazem com que haja uma diminuição da incapacidade do ovário produzir esse hormônio.

Preocupações com a gravidez e com o uso de progesterona. (Foto: Reprodução)
Preocupações com a gravidez e com o uso de progesterona.
(Foto: Reprodução)

Quando tomar o medicamento?

Normalmente o uso dessa medicação acontece nos três primeiros meses da gravidez, quando o feto é mais sensível e o seu desenvolvimento é mais frágil. A progesterona pode ser tomada por via vaginal, com gel, comprimidos e/ou supositórios; ou por via intramuscular, através de injeções.

A progesterona também é indicada em casos de mulheres que tiveram abortos repetitivos ou gravidez de alto risco.

Riscos

Mesmo sendo indicada para uso em casos de gravidez, a progesterona apresenta alguns riscos para a saúde, principalmente se for tomada sem indicação médica e em dosagens erradas.

Esse medicamento é feito de maneira sintética, na maior parte das vezes tendo como sua principal substância a testosterona (hormônio masculino), causando defeitos congênitos em alguns fetos.

Lembre-se!

No período gestacional o organismo da mulher fica muito sensível, assim como o desenvolvimento do feto. Com isso, a automedicação NÃO deve ser realizada de forma alguma. Consulte sempre o seu médico, faça o pré-natal corretamente, realize todos os exames pedidos e caso qualquer sintoma diferente aconteça, entre em contato com o mesmo para que o procedimento necessário seja realizado, de forma que não coloque em risco nem a sua saúde e nem a do seu bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.