Percentual de gordura para mulheres

Cada pessoa possui estruturas corporais particulares, mas como forma de padronizar um parâmetro ideal, foi estudado o valor do percentual para ambos os gêneros em diferente faixa etária. Logicamente, as mulheres possuem maior quantidade de tecido adiposo em sua composição corporal, em relação ao homem. Esse acúmulo maior só tem embasamento biológico, ou seja, é da natureza humana a mulher ter mais composição de gordura reservada.

mulher
Percentual de gordura

A mulher tem a tendência de ter acumular mais gordura corporal nas áreas no quadril, abdômen e nádegas. Os homens por sua vez, possuem mais massa muscular, e quando acumulam gordura, a mesma fica situada na região ao redor da cintura, o que aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares. As diferenças entre homens e mulheres gera distinções relacionadas ao peso, estatura e necessidades de calorias.

Ao contrário do se pensa, os homens não possuem apenas um número maior de músculos do que as mulheres, por causa dos níveis de testosterona, seus músculos também são naturalmente mais volumosos. É importante que todas as pessoas mantenham o nível apropriado do percentual de gordura, afim de evitar problemas de saúde, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral – AVC.

exercício
Exercícios e uma alimentação balanceada ajuda a manter o percentual de gordura apropriado para o corpo feminino.

Embora seja importante reduzir o percentual de gordura, não se pode diminuir a ingestão de gorduras, pois o organismo necessita de um valor X, de acordo com acada pessoa. No caso das mulheres, pode ocorrer uma interrupção do ciclo menstrual, comprometer o sistema imunológico, provocar alterações de humor e ainda causar osteoporose, entre outros problemas. O percentual ideal é obtido através da prática regular de exercícios físicos adequados.

O recomendável é fazer uma avaliação física junto a profissionais de educação física, onde terá a medição dos valores, e o mesmo poderá indicar quais são as melhores atividades para se realizar. Ainda receberá um monitoramento com a finalidade de avaliar os resultados do programa de exercícios, que também se estende até um planejamento alimentar, pois os exercícios somente darão maior resultado se houver associação de uma alimentação correta.

Confira o percentual de gordura corporal por faixa etária:

De 18 a 29 anos:

  • Homens: 14%
  • Mulheres: 19%

De 30 a 39 anos:

  • Homens: 16%
  • Mulheres: 21%

De 40 a 49 anos:

  • Homens: 17%
  • Mulheres: 22%

De 50 a 59 anos:

  • Homens: 18%
  • Mulheres: 23%

Acima de 60 anos:

  • Homens: 21%
  • Mulheres: 26%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.