Pena para tráfico de drogas na Indonésia

A República da Indonésia é um país de localização transcontinental (por estar dimensionado na extensão do continente asiático e oceânico), possui cerca de 1.904.569 milhões de quilômetros quadrados de área, é o quarto país mais populoso do mundo, tendo como a sua capital a cidade de Jacarta.

Analisando esses dados, nada de muito incomum parece se findar nesse local, mas para quem não sabe, esse país detém um dos governos mais rígidos de toda a história, principalmente quando o assunto tratado é o tráfico de drogas, prova disso vem sendo as execuções por fuzilamento dos seus presos que foram apreendidos por realizarem a prática na região.

Pena para tráfico de drogas na Indonésia
Marcos Archer Cardoso Moreira
(Créditos da imagem: http://pesqueira-emfoco.com/)

O último caso constatado desse procedimento foi o do brasileiro Marcos Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, na madrugada do dia 18 de Janeiro de 2015 na Indonésia – 15:31 da tarde do dia 17 de Janeiro de 2015 no Brasil. Desde 2004 esse instrutor de voo livre estava aprisionado no país porque tentou entrar no Aeroporto Internacional de Jacarta com 13 quilos de cocaína, onde toda a droga estava escondida nos tubos de uma asa delta. Após essa constatação, Marco conseguiu fugir, mas foi preso duas semanas posteriormente a esse ato.

Mesmo com o apelo de familiares, pessoas de vários estados brasileiros, da presidente Dilma Rousseff e de outros representantes, o instrutor veio a ser executado, deixando todos indignados e completamente chateados com o poder estabelecido pelo Governo indonésio, que deve ficar ainda mais duro daqui por diante, segundo o seu atual presidente Joko Widodo.

Estima-se que um indivíduo que for pego usando drogas na região, poderá ser punido com pelo menos 8 anos de cadeia e que aproximadamente 138 pessoas ainda estão aguardando sua sentença de execução pela Lei antidrogas, sendo um deles o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, que também foi apreendido por portar elevadas quantidades de cocaína.

As últimas pesquisas dinamizadas na Indonésia abordam que mesmo com a pena de morte para traficantes, o ano de 2015 deve ter um aumento de 45% em relação a quantidade de usuários, passarão de 4 milhões para 5,8 milhões de indivíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.