Patologia significado

A língua portuguesa é umas das mais ricas em vocabulário do mundo e uma das mais difíceis também por sua gramática. Sua estrutura é derivada da palavra grega pathos que significa doença, sofrimento e logia que corresponde ao estudo ou a ciência.

Patologia em seu contexto geral significa a ciência das causas e dos sintomas das doenças. É utilizada em contextos que diz respeito a medicina, a engenharias e a matemática – nesses dois últimos casos é conhecida nos estudos como patologia das edificações, onde são estudadas as manifestações patológicas que podem surgir em caso de construções.

Na medicina, a patologia envolve toda a ciência básica quanto a da prática clínica. Nesse contexto ela diz respeito sobre as modificações das estruturas funcionais e estruturais do corpo – tendo por base os tecidos, os órgãos e as células. A patologia é um termo utilizado pelos médicos e especialistas da saúde quando os mesmos se referem a doenças.

A patologia é dividida em duas formas, a geral – que diz respeito as reações básicas dos tecidos, órgãos e células em incentivo de anormalidade provocadas por qualquer tipo de doença – e a especial – que se refere ao estudo específico de cada órgão, tecido ou célula para avaliar o problema de forma mais complexa.

O que é patologia

O grande objetivo da patologia geral é classificar lesões, sendo elas celular não letal e celular letal.

Em ramo médico essa palavra ainda pode englobar várias áreas, como a etiologia, a fisiopatologia, a patogenia e as alterações morfológicas. Corresponde também as inflamações, as substâncias fundamentais do corpo e suas anomalias e a distúrbios de circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.