Passos para uma dieta saudável

A alimentação correta é fundamental para manter o corpo saudável, o que irá refletir respectivamente nua maior e melhor qualidade de vida. Além de proporcionar os nutrientes e vitaminas que cada um dos órgãos e tecidos necessitam, ainda ajuda na prevenção e/ou surgimento de inúmeras doenças, como o diabetes, o câncer, entre outros. Afinal, tudo o que é consumido diariamente acarreta influências diretas em todo o funcionamento do corpo, desde pele, olhos, cérebro e até mesmo no bem estar.

grupo de alimentos
Todos os grupos de alimentos devem ser explorados, para adquirir suas propriedades benéficas.

Para iniciar uma dieta saudável, o primeiro passo é entender que não se deve passar longos períodos sem fazer uma refeição. O corpo precisa de energia para que seu metabolismo seja feito corretamente, portanto deve-se comer de 3 em 3 horas, fazendo pequenos lanches nos intervalos das refeições principais que são o café da manhã, o almoço e jantar.

Do contrário, a pessoa terá dificuldade me perder peso, e sempre que for se alimentar, o organismo vai exigir maios calorias, o que significa comer alimentos inapropriados e calóricos.

A alimentação mais apropriada pede a inclusão de alimentos naturais, ou seja, quanto mais evitar os produtos industrializados, melhor. Uma vez que ele contenham muitas substâncias prejudiciais para o organismo como corantes, conservantes e excesso de sódio. Também é preciso substituir os alimentos gordurosos por opções mais leves, como os tipos de queijos, e evitar os produtos feitos com farinha refinada, como massas, bolos, biscoitos e alimentos processados, ricos em gordura e açúcar.

alimentos calóricos
O excesso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares são portas de entrada para o surgimento para inúmeros problemas de saúde – hipertensão, infarto, derrames, obesidade, diabetes e até mesmo o câncer.

Inclua na alimentação, porções de alimentos diferenciados capazes de criar literalmente um “prato colorido”, que significa – fonte de fibras, vitaminas, minerais e proteínas. As fruta também são de grande importância na alimentação, assim que possível, deve-se consumir de três a cinco porções diariamente, como peras, maças, laranja, melancia, e outras que são preferência de cada pessoa.

Para combater a oxidação da células, é importante consumir alimentos antioxidantes capazes de bloquear a ação dos radicais livres no organismo, também auxiliam na prevenção de tumores e envelhecimento precoce. Os principais são goiaba, romã, abóbora, manga, berinjela, folhas verdes e legumes. A pessoa precisa associar os alimentos que melhor resultado trazem para o seu organismo, sempre em porções que irão proporcionar isso.

família saudável

Ter uma alimentação saudável é fundamental para alcançar uma maior qualidade de vida.

Todos os grupos de alimentos devem ser explorados, desde cereais (prefira as versões grãos, carnes/aves/peixes, verduras, frutas, leite e derivados, pois cada qual tem seus benefícios para o organismo. A dica é optar por versões menos calóricas e receitas que não alteram as propriedades do alimento, o que possivelmente pode resultado de maneira negativa ou não proporcionar nenhum benefício relevante para a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.