Para onde vão os esgotos de Salvador

O esgoto, é o nome dado a água após a utilização da mesma para algo. Depois que o conteúdo é usado, ele adere compostos orgânicos que são altamente prejudiciais a saúde e a degradação da natureza e por esse fator, o governo junto ao Ministério da Saúde e do Meio Ambiente, criaram o sistema de coleta de esgoto.

Com várias pesquisas embasadas no assunto, cientistas descobriram após de vários testes, que toda a água já utilizada, poderia ser reutilizada, desde que fosse feito o tratamento correto do conteúdo.

Em Salvador, depois de muito tempo de contaminação dos rios por descarte do esgoto em local inapropriado, foi criado em todo o estado da Bahia um sistema de coleta desse material e de reaproveitação do mesmo.

O estado utiliza de 25 técnicas para fazer o tratamento e o descarte do esgoto, sendo a maioria deles realizados por processos biológicos, onde os principais deles são os tratamentos feitos com cloro, com raio ultravioleta e com bactérias que eliminam os componentes desnecessários que são encontrados na água após a sua utilização.

Muitas cidades ainda não possuem esse sistema, fazendo com que o esgoto fique a céu aberto, prejudicando principalmente a saúde das crianças.

Esgoto

Para o funcionamento de todo processo realizado para os esgotos, a Embasa – empresa responsável pelo tratamento e pela coleta dos esgotos de Salvador – cobra 80% em cima da conta de água o fornecimento desse serviço. Muitas pessoas reclamam do aumento de suas contas e por vezes preferem que o serviço não seja prestado.

Em algumas cidades do país, a taxa de esgoto equivale 100% em cima da conta, com isso o seu valor é dobrado, fazendo com que a dívida aumente demasiadamente.

Em muitos locais, principalmente em cidades pequenas de interior, o serviço de esgoto ainda não é disponível, mas nos lugares onde já possuem o serviço, a taxa é cobrada e é obrigatório que se pague, pois o cuidado do meio ambiente é em lei, obrigação de todos os cidadãos.

Mesmo com a tentativa de muitas empresas para que o esgoto seja tratado de forma correta, em muitos casos esse serviço não é concluído e nem realizado com qualidade.

Embasa

Endereço

4ª Avenida, número 420

Centro Administrativo da Bahia – CAB

CEP 41745-002

Salvador – Bahia

Telefone: 0800 0555 195

Site: http://www.embasa.ba.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.