Papel da água nas reacões químicas

Reações químicas são processos onde uma ou mais moléculas de uma substância sofrem alterações.  Um dos reagentes mais usados em reações químicas á a água. A mesma tem a características de poder ser usada como reagente ou produto, isso ocorre devido as moléculas da água  estarem em constante movimento. Essa agitação facilita as reações moleculares.

reações químicas com água
Molécula de água
foto: reprodução

No corpo dos seres vivos ocorrem bilhões de reações químicas, são tantas que seria impossível calcular quantas reações o corpo sofre no decorrer da vida. Sabemos que grande parte dessas reações dependem de substâncias encontradas na água.

A água, geralmente, é usada como solvente. A reação química mais comum relacionado a água, é a reação de hidrólise e  tal processo serve para quebrar as moléculas que reagem com a água. Já quando a água é usada como produto de uma reação, geralmente ocorre a desidratação. As moléculas de H e O são retiradas de algumas substâncias ocasionando a desidratação.

A verdade é que praticamente todo produto que você compra no supermercado passou por um processo industrial. As industrias utilizam mais de 30% para fabricação e processos químicos. Portanto a água, como solução aquosa, é essencial tanto para a industria quando á nossa sobrevivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.