Ovoscopia Canário Belga

O processo de reprodução das aves está ganhando técnicas cada vez mais elaboradas, para que haja um aumento do número de diversas espécies em todas as partes do país. A ovoscopia é o procedimento que mais vem recebendo ressalvas nessa dinamização, já que consegue efetuar a verificação da presença ou não de embriões nos ovos.

A articulação dessa análise é completamente vantajosa, pois possibilita que o criador do animal consiga desenvolver com mais eficácia as particularidades dos ovos férteis, não deixando que nenhum prejuízo seja promovido durante o crescimento embrionário.

Outro benefício dessa promoção é o não desgaste das aves que estão com características inférteis apresentadas em seus ovinhos, isso porque métodos são executados para a retirada desses elementos, fazendo com que a fêmea reinicie uma nova postura reprodutora.

Ovoscopia Canário Belga
Canário Belga amarelo.
(Foto: Reprodução)

O Canário Belga é uma das espécies que está passando por testes de procriação com a ovoscopia e os resultados são cada vez mais surpreendentes. Através de pequenas observações, já é possível constatar uma elevação nos níveis de multiplicação. Por se tratarem de um coletivo mais frágil e pequeno, os cuidados desse processo faz com que as aves se fortaleçam, mesmo estando dentro da casca.

Como fazer a ovoscopia?

Para realizar esse procedimento será necessário:

» Madeira.
» Papel vegetal.
» Fios.
» Interruptor de campainha.
» Lâmpada incandescente de 40 à 100 Watts.

Construção

» 1° passo: Corte a madeira de acordo com as proporções da área, fazendo um retângulo pequeno ou médio em formato de caixa.

» 2° passo: Cubra a parte interna da caixa com o papel vegetal, não esquecendo de deixar frestas para a reflexão da luz.

» 3° passo: Feche o caixote e faça um furo na sua parte central superior para a colocação do ovo.

» 4° passo: A articulação da ovoscopia deve acontecer entre o 5° ao 8° dia posteriormente a fêmea ter começado a incubação.

» 5° passo: Para saber se o ovo está fértil ou não, basta apenas analisar sua estrutura e verificar se existe a presença dos raios de sangue e o começo da formação do embrião.

Observação

Muitos criadores utilizam a articulação de lanternas específicas para a iluminação, podendo elas e as caixas de ovoscopia serem encontradas em lojas de artigos específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.