Ouvido entupido o que fazer

Muitas pessoas reclamam de ouvido entupido e nem mesmo sabem a causa desse sintoma. Isso pode atrapalhar na audição do indivíduo, além de causar incômodos que podem prejudicar o rendimento no trabalho ou nos estudos.

ouvido tratamento e motivos

O que pode ser?

As causas para que o ouvido fique entupido são várias. O próprio uso do das hastes flexíveis – populares cotonetes – podem acabara entupindo o ouvido, por invés de tirarem a cera, apenas a empurram para onde a haste não alcança, causando acúmulo. Quando o acúmulo é demais, a pessoa fica com a sensação de ouvido entupido.

Também há outras causas para que o ouvido fique entupido. Algumas inflamações decorrentes de alergias podem acabar por inchar os canais do ouvido, entupindo-o. Espirrar ou tossir muito também pode acabar inchando os canais do ouvido, trazendo essa sensação de desconforto.

Alguns pequenos insetos podem entrar no ouvido e acabarem morrendo por lá ou até picarem o interior do canal. Em ambos os casos, o desconforto é certo para a pessoa.

O que fazer?

A único caso que pode ser tratado em casa tranquilamente é o da cera. O restante dos casos devem ser encaminhados a um otorrinolaringologista o quanto antes para um tratamento mais adequado e com medicamentos próprios.

No caso da cera, recomenda-se fazer uma lavagem de ouvido. Essa lavagem pode ser feita em casa ou em uma consulta marcada com o médico otorrinolaringologista. É um procedimento simples e que não dói nada.

Para fazer em casa, tenha os seguintes materiais: água morna, um conta gotas e algodão.

Como fazer

A água deve estar morna – na temperatura da pele – e não mais que isso. Não ponha água quente no ouvido pois isso pode levar a surdez ou até matar a pessoa.

Tranquilize-se por 20 minutos antes procedimento e ponha um pouco da água morna no conta gotas. Deite-se de lado despeje a água do conta gotas no ouvido, sem a necessidade de inunda-lo. Apenas derrame o necessário para que possa chegar até o final do canal.

Deverá ficar nessa posição por 10 a 15 minutos. É normal que o ouvido coce um pouco nesse período, mas evite coçar ao máximo, pois será vital para a lavagem. Depois do tempo, troque de lado e com o algodão em mãos, vá enxugando toda a secreção que for saindo do ouvido.

Depois de sair tudo, repita o processo com o outro ouvido mesmo que ele não esteja entupido. A melhora é incrível e a sensação de limpeza, leveza e melhora na audição valem muito a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.