Os riscos dos raios UV “ultravioleta” para a saúde

Os raios ultravioleta ou UV vem atingindo a terra com mais intensidade, causando grandes modificações no ecossistema, provocando alterações climáticas, desastres naturais e vários danos á saúde dos seres humanos que, raramente, se cuidam ao ficarem expostos ao sol.

Pesquisas revelam que os efeitos dos raios UV na saúde dos seres humanos variam de acordo com a duração e frequência que os mesmos ficam expostos ao sol, da intensidade que a radiação possui em relação a latitude e a constituição genética de cada indivíduo, tal como a sua cor de pele.

Principais doenças causadas pelos raios UV

Os efeitos causados pela radiação ultravioleta podem acometer os seres humanos a curto, médio e longo prazo, veja abaixo os principais deles.

Doenças provocadas pelos raios UV

Protetor solar

O uso regular dos protetores solares se faz como um dos principais meios de proteção contra as doenças causadas pelas radiações UV. Quanto mais alto for o fator do produto mais ele protege a pele contra os raios ultravioletas.

Mesmo a maioria destes produtos sendo resistentes a água, é essencial que os mesmos sejam passados no corpo de duas em duas horas durante  o dia, não importando se o indivíduo está ou não em contato com os raios solares.

Cuidados essenciais

» Evite ficar exposto ao sol de  10 horas da manhã  às 16 horas da tarde, pois durante esses período os raios UV são mais intensos;

» Use chapéus, bonés, roupas e acessórios que ajudem a bloquear a luz solar da pele, principalmente durante os horários em que os raios são mais fortes;

» Procure usar os filtros solares com o FPS superior à 15, pois eles promovem uma maior proteção á pele. Lembre-se sempre de usá-los quando for expor ao sol, seja de forma desejável ou inevitável;

» Procure evitar ao máximo o bronzeamento artificial, pois ele proporciona exposições repetidas aos raios UV. Prefira realizar o bronzeamento natural antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas da tarde;

» Ensine as crianças a terem hábitos saudáveis com a  pele. Quanto antes eles aprenderem, melhor para a sua saúde.

Aviso

Todo e qualquer indivíduo que fica muito tempo exposto ao sol e não tem nenhum tipo de cuidado com a pele, assim que observar qualquer anormalidade na mesma, deverá procurar imediatamente ajuda médica para que um bom dermatologista avalie o quadro de sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.