Os rios mais poluídos do Brasil e do mundo

Os rios e cursos da água são de importância primaz para a vida da maioria dos animais terrestres, direta ou indiretamente, desde sempre foram e continuaram sedo imprescindíveis para o mantenimento da humanidade. Fornecem água para o consumo, geração de energia, atividades pesqueiras, irrigação, meio de circulação hidroviário e uma infinidades de outras coisas pilares da existência da sociedade moderna.

Grande parte das civilizações surgiram em torno dos rios, e durante milhares de anos orquestraram suas vidas de acordo com as exigências da natureza, com o passar dos tempos o homem foi se aprimorando e aprendendo técnicas para dominar a meio natural e modifica-lo ao seu favor, o que permitiu o crescimento demográfico e o aprimoramento desses povos até chegar nos dias atuais. Os rios sempre foram passeios do homem nessa jornada e muito por isso se tornaram símbolos, muitas vezes mitizados pelas culturas.

 Os rios são obras naturais planeta e são como os veios da superfície onde os fios d’ água brotam nas altitudes e vem descendo e encontrado outros filetes aos poucos fomentando córregos, que se encontram em um rio de maior volume localizado em uma  região mais baixa que geralmente seguem ao rumo do mar. Mas todo esse ciclo muitas vezes é frenado ou prejudicado pelos anseios do homem suas intervenções são capazes de causar grande impactos no ecossistemas, chegando até tornar escassa as formas de vida dependentes daquela fonte. A poluição, principal problema atualmente registrado nesse tocante, acaba por se voltar contra o próprio causador, como dependemos dos rios ao destruí-los estamos iniciando a nossa ruína.

Rios Mais Poluídos do Brasil 

Rio Ipojuca
Rio Ipojuca, Pernambuco

*3º- Rio Ipojuca em Pernambuco- ocupando o terceiro lugar entre os mais poluídos de acordo com o ranking nacional realizado pelo IBGE, corta uma grande faixa territorial do Estado, nascendo na cidade de Arcoverde e desaguando e Suape, já em Recife. A grande quantidade de lixo domestico que recebe fez do rio uma fonte de doenças com hepatite A, leptospirose, entre outras.

Rio Iguaçu
Rio Iguaçu, Paraná

* 2º- Rio Iguaçu no Paraná- ocupando a vice-liderança nesse podium nada glorioso, faz divisa com o Estado de Santa Catarina, e o problema de poluição já vem acontecendo a décadas, culpa principalmente da falta de projetos públicos de revitalização e a falta de consciência da papulação lograda as suas margens.

Rio Tietê,  São Paulo
Rio Tietê, São Paulo

* 1º-  Rio Tietê em São Paulo-  encabeçando a lista o Tietê é um Rio vitima do crescimento desordenado e da falta de infraestrutura de grande partes das grandes cidades brasileiras, com mais de 1.010 km² corta 62 municípios, muitos projetos estão sendo feitos para reverter esse processo, contudo muito ainda deve ser feito, para que ele perca a titularidade de Rio mais poluído do país.

Além dos problemas com a poluição e assoreamento, com a chegada dos períodos de chuvas o volume de água lançado nele pelos seus afluentes aumenta muito o que o faz transbordar gerando enchentes que prejudicam grande parte da zona metropolitana que o margeia.

Rios Mais Poluídos do Mundo 

Rio Amarelo
Rio Amarelo, China

* 3º- Rio Amarelo-  também nomeado de Huang Ho é o segundo maior rio Chinês  e principal fonte de água para os povos do norte do país, mesmo assim, principalmente o derramamento de petróleo vem cada vez mais minando-o, ele que tem importância cultural e simbólica, arraigado a formação do povo chinês.

Rio  Yamuda
Rio Yamuda, Índia

* 2º – Rio Yamuda- correndo próximo ao Taj Mahal, na Índia  o rio que inclusive é sagrado, recebe grande quantidade de detritos, esgoto, refugo das indústrias, lixo hospitalar, restos da agricultura entre outros. Ele que também é afluente do Rio Ganges, outro presente dentro do top 10 mundial de poluição, abre uma verdadeira ferida no local, causando um infinidade de doenças, inclusive morte das populações que dele dependem.

Rio Citarum
Rio Citarum, Indonésia

*1º – Rio Citarum- localizado no continente asiático que tem sua nascente na Ilha de Java, e percorre cerca de 300 KM, passando perto da Indonésia  até desaguar no mar de Java. Durante muito tempo foi de essencial para o desenvolvimento das populações ribeirinhas e abrigava um grande variedade de vida em seu curso. Depois dos anos 80 com um crescimento repentino no numero de fábricas e a falta de uma legislação ambiental o rio foi recebendo cada vez mais detritos, vindos principalmente das 500 indústrias  e esgoto doméstico, ambos sem tratamento algum. Foi considerado um dos 15 lugares mais tóxicos do mundo, o que levou as autoridades a liberar mais de 500 milhões de reais para tratar o suas águas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.