Os males do refrigerante na gravidez

O refrigerante não é uma bebida saudável, principalmente para mulheres grávidas, pois o seu grande teor de açúcar, gases, cafeínas e conservantes não trazem ação benéfica para o organismo.

Embora, não exista contraindicações em relação ao refrigerante durante uma gestação, as substâncias encontradas no refrigerante podem provocar desconfortos.

Por exemplo, o gás do refrigerante poderá ocasionar inchaços abdominais e o excesso de açúcar poderá acelerar o ganho de peso. Além disso, refrigerantes lights e diets não são indicados durante períodos gestacionais, pois possui alta concentração de adoçantes.

Refrigerante

Inchaço e retenção de líquidos são os maiores responsáveis pelo desconforto de gestantes que ingerem refrigerante, dado que possui sódio em sua composição. Sendo assim, é importante não consumir alimentos ou bebidas que favorecem a retenção de líquidos em períodos gestacionais para não agravar a situação.

Portanto, refrigerantes e alimentos com grande teor de açúcar, incluindo cafeína, devem ser evitados e consumidos com moderação não só por toda gestante, mas também por todo ser humano que deseja manter o bom funcionamento do seu organismo.

Toda mulher grávida, principalmente em seu primeiro trimestre gestacional, deve evitar o consumo exagerado de cafeína. Acontece que a cafeína causa grande risco a vida do bebê, pois a ameaça de ocorrer um aborto nessa fase é maior.

Neste caso, será necessário ter muita cautela em relação aos medicamentos, pois muitos remédios para dor possuem cafeína. Prescrição médica é essencial para tomar qualquer medicamento na fase gestacional e qualquer sintoma diferente, um médico deverá ser consultado.

Veja a seguir, os principais alimentos que possuem cafeína:

• Refrigerantes
• Cafés
• Chocolates
• Chás
• Medicamentos para dor de cabeça, resfriados e alergias

Importante:

Mulher grávida com flor na mão

• Toda grávida poderá consumir refrigerante, exceto as que possuem diabetes. No entanto, o consumo deve ser moderado, não ultrapassando 200 mg por dia, que equivale a mais ou menos três cafés expressos.
• Lembre-se que o excesso de cafeína poderá ocasionar um aborto espontâneo, além de correr o risco do bebê nascer com baixo peso.
• Importante alimentar-se bem durante a gravidez, pois tudo o que a gestante ingerir será para o desenvolvimento do bebê.
• A bebida alcoólica deve ser eliminada da vida de uma gestante, pois o seu consumo excessivo poderá causar malformação do bebê ou nascimentos prematuros.
• Alimentos conservados ou com grande concentração de sal, devem ser evitados e consumidos com moderação, principalmente se a gestante já tiver um quadro de hipertensão.
• Toda gestante precisa de uma dieta balanceada, que seja rica em frutas, legumes e verduras, para suprir e nutrir de maneira saborosa todas as necessidades gestacionais.
• Quando a alimentação de uma gestante é saudável, o desenvolvimento do bebê também é saudável. Além disso, o ganho de peso é controlado, diminuindo os riscos de desenvolver doenças perigosas, por exemplo, diabete gestacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.