Origem da música Sertaneja

A música sertaneja é um subtipo do gênero musical caipira (nascido por volta de 1910), tendo características e representações completamente brasileira, nascendo da urbanização da sociedade rural e urbana. Essa cultura musicista é baseada em letras e melodias que representam o sertão, a vida dos sertanejos, a melancolia, a tristeza, a paixão e o amor das pessoas que vivem sentimentos à flor da pele.

Os principais instrumentos utilizados na composição dessa musicalidade são de origem artesanal, sendo a maioria típicos do Brasil-colônia como a viola, a sanfona, a gaita e o acordeão. No contexto moderno, pode-se ver o uso do baixo, bateria, guitarra, carron, teclado, entre outros.

Origem da música Sertaneja
Homem tocando violão.
(Foto: Reprodução)

A temática caipira cantada se refere a vida no campo. Já o sertanejo, deu mais relevância aos temas de amor, sofrimento e traição, agradando um público maior, atraindo mais ouvintes para esse gênero musical, que por sinal se fez um pouco mais dançante que os vistos anteriormente.

Em 1980, as grandes referências sertanejas do país eram os cantores Chitãozinho & Chororó, Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano e João Paulo & Daniel. Nesse momento, essa particularidade musical ganhou um grande espaço não somente em âmbito nacional, mas também internacional, se fazendo referência em rádios, televisão, festividades.

Com a entrada do ano 2000, o auge da música sertaneja foi diminuindo, dando espaço a outros gêneros como o funk e o pop, mas mesmo tendo “caído” no ibope da mídia, ainda assim era muito ouvido, o que proporcionou a criação de uma nova classe desse estilo, o sertanejo universitário, que fundou a criação de diversas duplas e vem fazendo sucesso.

Com características mais dançantes, relatando várias histórias de amor, superação e abandono, as grandes referências do sertanejo universitário na atualidade são Bruno & Marrone, Jorge & Matheus, Fernando & Sorocaba, guilherme & Santiago, César Menotti & Fabiano, Gusttavo Lima, Edson & Hudson, Victo & Léo, Cristiano Araújo, Thaeme & Thiago, Luccas Luco, Luan Santana, João Neto & Frederico, João Bosco & Vinícius, Paula Fernandes, Matheus & Kauan, Maria Cecília & Rodolfo e Michel Teló.

No Brasil, o Centro-Oeste é um dos lugares onde o gênero sertanejo mais se destaca, tendo famosas festividades que anima milhares de pessoas todos os anos como o Caldas Country e o Villa Mix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.