Origem da língua portuguesa no Brasil

O Brasil foi colonizado aproximadamente no ano de 1500 por portugueses e desde então a língua desses povos vem sendo enraizado no país, deixando de lado aos poucos a língua indígena. Uma das principais influências do português falado atualmente na região brasileira é o Tupinambá ou Tupi-guarani – esse foi o primeiro dialeto geral da colônia, onde os padres as estudaram para catequizar os índios e acabaram fazendo essa fusão de línguas.

1757

Em 1757 o Tupi-guarani foi proibido pela Provisão Real. Nesse momento, a língua portuguesa já era implantada no Brasil com mais força, adquirindo então o título de idioma oficial no país.

A língua portuguesa possui diversas caracteristicas, sendo a mais importante delas a indígena, principalmente em relação as palavras relacionadas com a natureza; e a africana, que foi trazida pelos escravos. Por ambos motivos, o português pronunciado no Brasil possui muitas singularidades em vista da língua portuguesa falada em Portugal.

Após a vinda da família real ao Brasil – aproximadamente entre 1808 a 1821 – o português de Portugal e o português brasileiro se aproximou novamente.

O português brasileiro ainda sofreu influências holandesas, espanhóis, etc e por essa razão existem sotaques diferentes nas regiões brasileiras. O Romantismo, o individualismo, o nacionalismo, toda a literatura e a realidade política também fez com que a língua portuguesa brasileira ganhasse nova forma, se diferenciando assim do dialeto de Portugal.

1922

Em 1922, a língua portuguesa brasileira foi normatizada devido ao movimento modernista, que fez com que surgisse uma valorização do nosso dialeto atual.

2009

No ano de 2009 houve uma reforma ortográfica na língua portuguesa, que fez com que ela se diferenciasse na forma escrita, se fazendo assim unificada, porém na sua oralidade, existem ainda algumas particularidades singulares e outras muito parecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.