Oque e romance: Urbano , Policial, Indianista

O romance literário moderno é um gênero narrativo  que ao longo dos séculos sofreu muitas adaptações ao longo dos séculos, hoje escrita em proza diferente de outrora onde era usual os versos. O legado do romance é muito abrangente com uma infinidades de constructos clássicos muito revisitados até a atualidade.

romance
Os romance é um estilo literário que conseguiu vencer a caducidade dos tempos

A notoriedade do romance surgiu com mais pujança no movimento do Romantismo, também tendo papel primaz no método de escrita do realismo por permitir um detalhamento maior no enlace. Na idade Moderna o romance assume seu papel de destaque principalmente depois da notória obra de Dom Quixote de La Mancha. Com a chegada do século XX o Romance passa por um acentuado declínio, os teóricos mais pessimistas falavam da morte do estilo, isso processo coincidiu com o desenvolvimento da cinematografia que parecia subordinar a Romance, mas ele continua vivido até a atualidade coexistindo como  uma importante corrente artística.

O Romance pode tem por característica a conexão de variadas ações, personagens aparecem e desaparecem após fazer sua contribuição para o enredo, outra característica importante é que o final é uma espécie de encontro desses vários movimento presentes na história. De acordo com o espaço, os personagens e as jeito dos personagens podemos classificar o romances, três destes são o romance urbano. o policial e o indianista.

Romance Urbano

E um dos estilos que mais fazem sucessos atualmente por permitir uma insersão e localização melhor do leitor na obra, envolve também um apanhado de tramas envoltas ao objetivo principal.

Romance Policial

O romance policial trás em seu enredo um crime, a investigação do mesmo e a descoberta dos culpados, geralmente levando trazendo a figura de um investigador ora amador, ora profissional. Normalmente a história busca ser verossímil, aplicável ao mundo real, e graças a escritores como Conan Doyle ( autor de Sherlock Holmes) chega a contribuir com avanços metódicos para as investigações reais.

Esses romances buscam resgatar o espirito de justiça, mostrando a não existência de crimes indecifráveis  e nunca deixando o culpado a solta. Nasceu aqui no Brasil com a obra o “O Filho do Pescador ” de Teixeira e Sousa, e se mostrou como uma alternativa a literatura importada.

Outro importante traço do Romance de Cézaro como também é conhecido é a presença dos heróis, que devem sempre suplantar os desafios para ficarem juntos ao final do conto.

Romance Indianista

O romance indianista se assemelha muito com o romance de cavalaria medieval, contudo, é o índio o herói travestido de características morais dos europeias resgatando a figura do bom selvagem, que passou a ser a figura máxima da identidade brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.