Oque caracteriza os tecidos epiteliais

O tecido epitelial reveste grande parte da porção externa e cavidades dos vertebrados, entre as principais função está a de proteção contra contagio de agentes estranhos, manutenção da temperatura, revestimento, conservação de líquidos, secreção  e absorção de substâncias necessárias. O epitélio surge a partir de folículos embrionários classificados em mesoderme, endoderme e ectoderme.

epitélio
aspecto do tecido epitelial

Algumas características especiais nos permite diferenciar esse tecido dos demais, é formado pela justaposição celular, ou seja, configuradas de tal forma que o espaço intercelular é ínfimo, todas unidas por um material cimentante. O epitélio não é composto por vasos sanguíneos, por isso, cria a membrana lipoproteica  basal que se conecta ao tecido conjuntivo adjacente promovendo a troca de nutrientes entre os dois tecidos.

tecido epitelial

Estudando mais a fundo o epitélio podemos classifica-lo de acordo com suas especificidades de forma, tipo de camadas e particularidades. Quanto a forma dividimos em epitélio pavimentoso( células com formato achatado), epitélio prismático ( cuja forma celular é prismática), epitélio cúbico ( células semelhantes a cubos) e epitélio de transição ( no qual a forma pode ser variada). Categorizando pelo Tipo de camadas obtemos o epitélio simples ( apenas uma camada celular , epitélio estratificado ( possui multi camadas celulares) e epitélio pseudoestratificado( uma única camada mais de espessura variada). E por ultimo as particularidades que nota se há presença de cílios ou de uma camada de queratina.

De forma básica os tecidos epiteliais podem ser agrupados de suas formas, os epitélios de revestimento, nos seres vertebrados se destaca a pele, maior órgão do corpo humano que dentre as funções gerais já citada é muito importante para a nossa percepção sensorial, através do tato. Existe também os epitélios glandulares, constituição bem parecida com as demais, no entanto, são capazes de armazenar, sintetizar e secretar substâncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.