Onde fica a Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

O Barra da Tijuca é um bairro nobre da região administrativa, localizado na Zona Sudoeste  da cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro), ganhou o apelido de Miami brasileira pelo seu potencial de entretenimento, pela gastronomia, condomínios suntuosos e suas ruas amplas.

Em meio a selva de concreto que configuram as metrópoles atuais o bairro consegue se desenvolver sem deixar de lado o verde, trazendo belos jardins e parques ao longo de sua extensão. Outro ponto que merece destaque na caracterização do bairro é seu alto IDH( Índice de Desenvolvimento Humano). Muito disso grassas a vertente ecológica e sustentável que aborda, grande parte de suas edificações são planejadas em total dialogo com a natureza.

Barra
A Barra é um dos lugares com melhor qualidade de vida no Rio de Janeiro

O Bairro abriga moradores tanto de classe média alta quanto alta com  condomínios de  luxo e toda a estrutura que um bairro nobre pode oferecer, o índice demográfico da região vem crescendo assiduamente  com a Zona Sul e a Zona Norte já muito abarrotadas, a partir da década de 90 principalmente, a Barra começou a ser morada daquelas pessoas que conseguiram ascensão social e agora procuravam melhor qualidade de vida, também recebeu migrantes de outros Setores da cidade, estes procurando mais conforto e espaços mais amplos. O outro canal que merece destaque é vinda de paulistas em busca de novos ares.

Um dos grandes chamarizes do bairro é o entretenimento, não apenas por suas boates, hotéis, restaurantes, shoppings  cinemas, teatros, espaços culturais e eventos, mas também por abrigar a maior praia do Rio, considerada também a mais aprazível ao banho, são mais de 14 km de uma orla impecável.

Um dos problemas ainda existentes no bairro é a falta de infraestrutura no transporte coletivo, deficiente, não consegue atingir com excelência toda a dependência local, contudo, novas obras já estão sendo realizadas e logo os moradores e futuros moradores contaram com a linha BRT que tangenciará todo o setor, e ainda um o metro que conectara a Tijuca com os demais destinos da cidade maravilhosa.

A Barra da Tijuca é um dos centros habitacionais emergentes do Rio, por isso é possível encontrar imóveis com preços mais baixos se comparados aos de outras bairros de luxo da cidade, oferecendo uma melhor estrutura educacional e de saúde, também não tem favelas, e as duas pequenas comunidades carentes que existem estão sendo realocadas para conjuntos habitacionais. A Barra está repleta de atrativos, que a tornam um dos melhores locais para morar no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.