Onde esta a estátua da liberdade

A famosa estátua da liberdade é um dos cartões postais mais evidentes da cidade de Nova York nos Estados Unidos. Esse monumento tão grandioso foi projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi e sob o comando do governo o mesmo foi dado como presente aos norte-americanos por terem derrotado a Inglaterra diante uma batalha que disputou e que também pode conquistar a sua independência.

estátua da liberdade
No pedestal da Estátua da Liberdade, está escrito o poema de Emma Lazarus  – “Tragam a mim os exaustos, os pobres, as massas confusas ansiando por respirar liberdade”

A estátua chegou desmontada por navio, distribuída em várias peças, sendo esta montada justamente no local onde se encontra nos dias atuais. Levou cerca de 4 meses para que fosse completamente montada já com seu pedestal. Sua inauguração correu no dia 28 de outubro de 1886 pelo então presidente norte-americano Grover Cleveland. P local onde está a estátua foi escolhida por Bartholdi, e na época ainda era chamado de ilha de Bedloe.

Hoje o se chama Ilha da Liberdade, na baía do Porto de Nova York, região de Manhattan. Optou por esse local por causa dom fluxo de barcos que comumente chegam a cidade e deveriam navegar passando por ela, como acontece hoje, onde se é possível ir de NY ou de New Jersey, via ferry, um tipo de barca. Também é único meio para se chegar até a estátua, pegando embarcações no Battery Park, onde geralmente é repleto de filas por causa dos turistas.

Estátua da Liberdade
A Estátua da Liberdade é o ponto turístico mais visitado de Nova York.

A Estátua da Liberdade que é um mulher segurando uma tocha que sempre tem o seu fogo mantido acesso, representam a liberdade do povo. Muitos ainda entendem que essa característica e a localização se associa à chegada de imigrantes pelo Atlântico. Em sua mão esquerda onde segura uma tábua, está escrito o dia da independência dos EUA – 4 de Julho de 1776, em algarismos romanos.

A Estátua da Liberdade foi feita com 46,50 metros de altura, ou 92,99 metros contando o pedestal. Considerada a estátua mais pesada do mundo, entrou no livro dos recordes Guiness. Somente em sua coroa existem 25 janelas que representam as joias encontradas naquelas terras e os 7 raios os sete continentes e sete mares existentes do mundo. Dentro da estátua possui uma escada com 354 degraus.

A estátua que pesa aproximadamente 225 toneladas, foi eleito no ano de 2007, como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. A partir disso foi considerada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Unesco. A cor característica que possui, esverdeada, é resultado da reação do tempo e da oxidação, retirando toda a tonalidade castanho-avermelhada do cobre com a qual foi feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.