Onde as microondas sao usadas

As microondas, inicialmente, é uma tecnologia militar desenvolvida para uma eventual guerra. Entretanto, com o fim de algumas guerras, a utilização do microondas foi direcionada para o uso doméstico. Aparelhos de microondas foram criados e revolucionaram a forma de se preparar comida. Antes algo que levava tempo para ser aquecido, agora pode ser preparado em questão de minutos com o uso do microondas.

ondas as microondas são usadas
Microondas, invenção militar que acabou chegando em diversos lares por meio do rádio, televisão, microondas e não se esquecendo dos aparelhos celulares.

(foto: reprodução)

Basicamente as microondas são ondas eletromagnéticas em alta frequência. As ondas são praticamente as mesmas do radio, mas estas são muito curtas, não são de calor, mas de energia com comprimentos que vão de 1 mm a 300 mm e frequências de 109 Hz até 1011 Hz. as microondas tem varias funções, apesar de serem usadas no próprio microondas para movimentar as moléculas de água dos alimentos, ela também pode ser usada em outras funções, até  mesmo em comunicação.

Apesar de curtas, as microondas, podem carregar muita informação, elas são usadas em sistemas de telefonia e televisão. A quantidade de informações variam conforme a frequência, pois quanto maior a frequência mais informações podem ser levadas. As desvantagens das ondas eletromagnéticas é que elas são facilmente refletidas pela atmosfera, por isso precisam ser frequentemente direcionadas.

Uma pergunta que sempre fazem é se a radiação das microondas podem fazer mal para o ser humano. As microondas são feitas de uma radiação não ionizante ou seja, elas não geram calor e portanto não podem alterar as estruturas das células como as ondas ionizantes do raio x ou do raio gama, entretanto estudos a longa prazo nunca foram realizados para comprovar seus efeitos. Alguns estudos indicam que é possível que as ondas do celular, por exemplo, desestabilizem o metabolismo provocando câncer. Tendo em vista que nada, ainda, foi comprovado. Mas existem leis que limitam as ondas como forma de prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.