Olimpíadas de matemática das escolas públicas

As olimpíadas de matemática foram criadas pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas) para ver o rendimento escolar dos alunos de rede pública nas matérias de exatas, avaliando sua interpretação, memória, aprendizagem e raciocínio lógico nos cálculos e problemas de matemática impostos em todas as etapas do concurso, parabenizando os ganhadores, destinando aos vencedores prêmios e dedicatórias pelo seu melhor aprendizado.

Podem participar das olimpíadas todos os alunos que estejam cursando da 5° série do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. 

Foi imposta a sociedade educacional no ano de 1979, começou a ser realizada a partir do ano de 2005. Esse ano – 2013, já esta acontecendo a 9° Olimpíada de Matemática imposta pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), fundadora da OBMEP, para destacar novos talentos no Brasil para a área matemática. Os testes feitos são gratuitos e são divididos em etapas, as questões das provas são feitas através da classificação dos níveis em relação a série e a matéria estudada sobre o conteúdo.

Divisão dos níveis:

* Nível 1: alunos matriculados na 5° ou 6° série, atualmente 6° e 7° ano;

* Nível 2: alunos matriculados na 7° ou 8° série, atualmente 8° e 9° ano;

* Nível 3: destinado a alunos de nível médio que não tenham ingressado em uma unidade de ensino superior;

* Nível Universitário: para alunos de instituições de níveis superiores que ainda não tenham concluído seu curso.

Premiação pela Presidenta Dilma

As avaliações para verificar a aprendizagem e influência que o aluno ministra sobre a matéria é realizada em três etapas, que são modificadas as questões, tempo e grau de facilidade a cada prova.

Composição das provas:

Níveis 1, 2 e 3

1° fase: uma prova de 20 a 25 questões de múltipla escolha, podendo ser realizada em até 3 horas depois de seu início;

2° fase: uma prova ministrada nas escolas com duração de 4 horas e 30 minutos;

3° fase: o Nível 1 fará uma prova contendo 5 problemas discursivos com uma duração de 4 horas e 30 minutos; os Níveis 2 e 3 terão duas provas discursivas, ministradas em dois dias, contendo 3 problemas em cada prova e tendo suas durações um período de 4 horas e 30 minutos.

Nível Universitário

1° fase: uma prova discursiva com 6 problemas com duração de 4 horas e 30 minutos;

2° fase: provas discursivas aplicadas nos mesmos dias da terceira fase dos Níveis 1, 2 e 3, contendo 3 questões avaliação com duração de 4 horas e 30 minutos.

Depois das provas feitas e corrigidas, chega a hora de avaliar as melhores notas dos alunos, visando os esforços dos os professores e das escolas, recebendo cada um a sua premiação.

Premiação

Com os melhores resultados em mãos, os representantes da OBMEP junto a Presidenta Dilma Rouseeff entregam 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 3.100 medalhas de bronze para os alunos que obtiveram os melhores resultados, além de contemplar quase 46.200 alunos com certificados de Menção Honrosa por terem participado da disputa, proporcionando ainda prêmios em dinheiro, em aparelhos eletrônicos e outros adereços para melhorar o ensino das escolas e do aluno.

Depois dessa premiação, os alunos recebem uma semana de atividades, chamada de Semana Olímpica, feita desde 1998, que proporciona aos premiados um treinamento com vários professores do Brasil para compor grupos que buscam vencer inúmeras disputas internacionais de matemática realizadas anualmente.

Aos alunos premiados também serão destinadas bolsas de estudos para Iniciações Científicas Junior’s e em Mestrado, Grupos de estudos, vagas em Centros de Trinamentos Intensivos de Matemática e preparação para Competições Internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.