Olimpíadas de matemática 2014

As Olimpíadas de Matemática tem o intuito de visualizar o rendimento dos alunos das escolas públicas na área de exatas através de uma avaliação dada pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas). Os participantes que mais se destacam em suas notas são parabenizados com dedicatórias e prêmios que poderão ajudar o aluno em seus estudos posteriormente.

Matemática

A prova é responsável por avaliar a interpretação do aluno, seu raciocínio lógico em cálculos, em problemas de matemática e saber se ele possui ou não uma boa memória.

Poderão participar dessa avaliação todos os alunos que estejam cursando entre o 6° ano do Ensino Fundamental (antiga 5° série) até o 3° ano do Ensino Médio.

Níveis de participação

  • Nível 1: alunos matriculados na 5° ou 6° série, atualmente 6° e 7° ano;
  • Nível 2: alunos matriculados na 7° ou 8° série, atualmente 8° e 9° ano;
  • Nível 3: destinado a alunos de nível médio que não tenham ingressado em uma unidade de ensino superior;
  • Nível Universitário: para alunos de instituições de níveis superiores que ainda não tenham concluído seu curso.

As provas do Ensino Fundamental e Médio são compostas por 3 fases; já a Universitária, apenas 2. Após o término das provas, é realizado uma avaliação das notas de todos os alunos, onde eles, suas redes de ensino e seus professores são premiados – os que obtiverem as melhores notas.

Os prêmios variam entre certificados, medalhas, participação nas atividades da Semana Olímpica e bolsas de estudos para bolsas de estudos para Iniciações Científicas Junior’s e em Mestrado, Grupos de estudos, vagas em Centros de Trinamentos Intensivos de Matemática e preparação para Competições Internacionais.

Para saber mais informações sobre as Olimpíadas de Matemática, acesse o site da OBMEP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.