Oceania e um pais

Oceania
Oceania em foto tirada por satélite.

A Oceania foi um dos últimos continentes descobertos pelos europeus nos processos de expansão marítima. Evidências apontam que foram os portugueses os primeiros a chegarem na Oceania, provavelmente em 1522 e não reclamaram o território a coroa por este estar situado na parte espanhola do Tratado de Tordesilhas. Alguns portugueses teriam adentrado e permanecido no local entre os povos aborígenes australianos.

O reconhecimento oficial do Novíssimo Mundo partiu do explorador marítimo inglês James Cook, que procurava o continente mítico Austral – continente que segundo Ptolomeu, seria responsável pelo equilíbrio do mundo e dos outros continentes e que situaria a nascente do Nilo. Depois de uma viajem turbulenta, James Cook consegue desembarcar num lugar situado na atual Austrália, a qual nomeou Bonaty Pay.

A Oceania é menor continente e o menos habitado do mundo. O Novíssimo Mundo até hoje desperta curiosidades científicas por abranger diferenças exóticas dos outros lugares do mundo, tanto em seu peculiar relevo, como nos animais da região.

Apesar da Austrália ser o maio país do continente (abrangendo mais de 90% do território), a Oceania possui 15 territórios considerando países, territórios e possessões. Cada qual possui diferenças econômicas e étnicas de nação. São eles: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova-Guiné, Samoa, Timor-Leste, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.